quarta-feira, 6 de abril de 2016

4º Congresso da Vitória dia 2 - Estilo de vida que vence o mundo

Vamos falar hoje a respeito de um estilo de vida que vence o mundo: a forma pela qual nós devemos nos portar diariamente, independente do local ou situação que estejamos. Enquanto estamos neste mundo, somos e estamos sujeitos a passar por diversas situações: dores, perdas, provações, tentações, mas em cada uma delas precisamos buscar em Deus a ajuda para não nos contaminarmos com o sistema do mundo.       
 Vamos analisar alguns tópicos que nos auxiliam a vencermos o mundo:

1-FÉ- “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”I Jo 5:4
Existem duas realidades que se apresentam diante de nós: a que vemos com nossos olhos e a que enxergamos com nossa fé. Todos os dias temos a oportunidade de crermos nas circunstâncias ou nas promessas. O exercício de fé por vezes é fechar os olhos para o visível e ter uma visão do que foi prometido como está escrito em II CO 5:7 porque andamos por fé, e não por vista”.A fé vem pelo ouvir e se manifesta no falar. Como cristãos precisamos aprender a declarar palavras de fé nos momentos de dificuldade, “pois a fé traz a existência àquilo que não existe” Rm 4:17

2-POSICIONAMENTO- O posicionamento que temos diante do mundo determina as condições para a vitória ou fracasso. Se estivermos “mal posicionado”, ou seja, não alinhados com a Palavra de Deus, não teremos condições de enfrentar vitoriosamente, uma vez que a chave para a nossa vitória está na Palavra de Deus. A cada dia o comodismo, as pressões, lutas interiores, perseguições querem tiram nossa vida do foco que é Cristo Jesus. Os meios de comunicação, as crises que estão havendo no mundo tentam mudar a rota de nossa vida e nos levar para uma vida superficial e totalmente natural. Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível. ” Gl 2:11
            O texto acima, narra um momento em que Pedro, envolvido pelas circunstâncias que o cercavam, se deixou levar pela pressão dos homens, no caso, judeus, que haviam se convertido ao Senhor Jesus, mas não abriam mão da circuncisão, orientação dada por Deus até a vinda de Jesus. Sabemos que depois da morte e ressurreição de Cristo, a circuncisão se tornou desnecessária. Assim, Pedro se constrangeu com a imposição deste costume entre os judeus e preferiu omitir sua verdadeira posição sobre o assunto, para não ter de encarar de frente os seus irmãos, que haviam sido ganhos para Cristo, mas que ainda não haviam compreendido sua nova realidade em Cristo Jesus.
            Analisando os dias de hoje, entendemos que esse tipo de atitude é muito mais comum do que naquele tempo: muitas vezes temendo o confronto, os cristãos acabam cedendo àquilo que o mundo dita como regra.
3- INICIATIVA- algumas vezes olhamos para nossas vidas e percebemos que o inimigo tem tentado minar nossas forças, paralisar nossa fé. Outras vemos que o mundo, seus desejos têm obtido espaço em nossos corações e, ao invés, de tomarmos a iniciativa e batalharmos de forma espiritual, vamos deixando acontecer, esperando no que vai dar, nos envolvendo ainda mais, algumas vezes ficamos esperando que alguém faça alguma coisa. Quando notarmos essas situações em nossas vidas, é necessário que tomemos a iniciativa em Deus e peçamos a Ele a direção, ajuda, força que necessitamos. Ex 17:8, 9 Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.”
 4- RENÚNCIA-  Renunciar é “desistir (da posse ou exercício de um direito); abdicar, resignar, abandonar, deixar espontaneamente a posse de, recusar, rejeitar, abjurar de, renegar”. Renunciar, no aspecto cristão, é dizer “sim” para Deus e por consequência não para o mundo.  Quem quiser servir a Deus diante de multidões, precisa renunciar às multidões de coisas que está envolvido “ Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta” Hb 12.15- NÃO SE DEIXAR DOMINAR PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO- não permitir que os conceitos formados sejam dirigidos por um sistema de informação. Cada vez mais o homem passa mais tempo em contato com o mundo virtual do que com a realidade e isso tem deturpado muito os conceitos. Alguns criam um “universo paralelo” e demonstram ser aquilo que não são no dia a dia. Já outros acabam se envolvendo com aquilo que veem e ouvem.             Que nessa noite nós possamos olhar para as nossas vidas e vermos qual a posição estamos em relação ao Reino de Deus? Deus nos chamou para sermos luz do mundo, e para isso nós necessitamos a cada dia buscar exercitar o texto de Rm 12:1,2Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
 Missª Cecília Zacura

0 comentários:

Postar um comentário