terça-feira, 24 de abril de 2012

HOMENS de FÉ: Abel, Enoque e Noé.


texto de Hebreus 11:1-7

Abel, Enoque e Noé na tradição judaico-cristã tem um lugar de destaque, seus atos estão registrados no livro de Gênesis, o livro da criação. A luz de Hebreus, na chamada galeria dos heróis da fé, esses homens aparecem no inicio do texto, isso por que cronologicamente eles foram os primeiro a serem exemplos de fé e confiança a serem seguidos por nós filhos de Deus. 

Mas, o que é fé? Se você for novo por aqui ou tem alguma tradição cristã na família essa pergunta pode ser familiar e ela é respondia por um homem desconhecido, o autor da carta de Hebreus. Mas além do significado que o autor de hebreus dá para Fé, a sabedoria popular tem seus significados para essa pergunta, que não estão de acordo com o que as escrituras nos ensinam: fé em geral é crer muito que Deus vai fazer alguma coisa em nosso favor e essa coisa sempre está relacionada as nossas circunstancias.

Mas a pergunta é: O que é fé? Segundo o misterioso autor de Hebreus essa pergunta deve ser respondia pelos os nossos ancestrais na Fé, os primeiros homens que não só agradaram a Deus, mas também escolheram a vontade de Deus. E quem são eles? Bem, o nosso irmão autor de Hebreus nos dispõe uma lista com os nomes mais conhecidos, pois existem aqueles nos quais não conhecemos e que estão na galeria dos heróis da fé de Deus e os nomes deles estão escritos lá na eternidade, mas eu escolhi os três primeiros para fazermos uma explanação.

O interessante dessa lista é que todos esses homens descritos em Hebreus  11 tem uma coisa em comum, é algo que os faz semelhantes diante de Deus mesmo sem eles terem alguma relação cosanguínea direta. Esses homens e mulheres viram e esperaram algo em comum; Algo para além dos seus projetos de vida particular, eles creram em Deus nosso Senhor de tal forma que diante de Deus eles não olhavam para si mesmos eles olhavam para Deus e suas orações se relacionavam ao Reino de Deus, ao processo histórico da Redenção e a Glória do nome do nosso Deus. Não eram homens e mulheres ajoelhados em razão de seus conflitos existenciais, pessoais, particulares e suas circunstancias de vida, eles não buscavam a Deus por que tinham medo de morrer ou porque queriam uma vida melhor eram homens e mulheres ajoelhados em fé rendidos a Deus. Querendo somente Deus.

Esses três homens me trás um discernimento que eu gostaria de compartilhar com você. Abel, no meu entendimento,  se refere a  oferta: ele entregou uma oferta aceitável a Deus; Enoque se refere a conhecimento, intimidade, Enoque andou com Deus todos os dias de sua vida. Abel oferece, Enoque se dedica a conhecer e Noé? Noé se levanta e serve. Isso define as etapas da vida em Fé. Você quer ter Fé? Está é a agenda, os passos que o autor de Hebreus nos ensina: oferecer, conhecer e servir. E o nosso Senhor Jesus Cristo, expressa isso em sua face, Ele se ofereceu por nós, andou com Deus todos os dias de sua estadia na terra e serviu a Deus de todas as maneiras. E quando Jesus chama seus discípulos, a única tarefa do discípulo é viver nessa simplicidade é essa a grandeza de vida dos discípulos e é exatamente isso que o mundo não pode entender. Eu me apresentar a Deus e ofereço minha vida, meus sonhos, meus projetos de futuro eu entrego a Deus o descanso mergulhado em Deus para andar com Ele, conhecê-Lo  e conhecer-me. Não fazer de Deus um meio para um determinado fim, mas crer de todo coração que Deus é o fim em Si Mesmo, pois meios para fins são ídolos. “Esta é a vida eterna: que te CONHEÇAM, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” Jo 17:3

Terminado: Será que o nosso conceito de fé é pagão ou não está alinhado com a vontade de Deus? O texto de Hebreus diz que sem Fé é impossível agradar a Deus, penso que devemos aprender sobre FÉ com esses homens e mulheres que se puseram diante Deus e entregaram absolutamente tudo e da parte deles não queriam perder nada daquilo que entregaram, mas consideraram grande tolice acreditar que pelas próprias mãos eles teriam algum domínio e viveram com o coração sem desejar nada de Deus por que nada do que recebessem seria maior do que andar e conhecer, aprendendo isso nós podemos experimentar qual seja boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Homens e mulheres que o mundo não era digno deles.

Como Abel nós chegamos diante de Deus e nos oferecemos a Ele e ficamos na presença Dele sem nada a desejar com Enoque e somos despedidos por Deus como Noé com o privilégio de servir. Sem medo algum pois sabemos que Ele, o nosso Deus, existe e é Galardoador, Abençoador, Consolador, Libertador, Redentor, Restaurador, Recompensador daqueles que o buscam. Fé é isso, chegarmos como Abel, nos prostramos como Enoque e nos levantamos como Noé. Essa é a minha oração e eu te convido a fazer a mesma.

Nele, que começou a boa obra em nossas vidas.

Escrito por Mateus de Oliveira Moreira. 

Um comentário: