E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Hebreus 12:5-7
Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Hebreus 12:5-7
A repreensão como tantas outras coisas também é um princípio bíblico, assim como amor, perdão, fé, retidão, integridade, santidade. Mas o que tenho visto é que este princípio com o passar do tempo tem sido totalmente deturpado. As pessoas têm usado a repreensão como arma de ofensa, agressão; ao invés de ajudarem, derrubam ainda mais ao próximo. Usam desta para ignorarem, descontarem suas frustrações, raivas, ambições não realizadas.
Mas a repreensão segundo o coração de Deus é algo muito além disso, é algo que vem cheio de amor, bondade, que não nos deixa sentindo a pior pessoa do mundo, um fracasso, que a nossa vida acabou por um erro, que as esperanças se findaram. A correção de Deus tem um fim próprio, que é nos mostrar o caminho correto, tirar nossos pés do caminho do erro, da escravidão do pecado, para nos dar uma vida de paz, de bênçãos, vitórias, prosperidade. Ela vem para elevar nosso nível espiritual, para nos tornar mais santos e cheios do Espírito Santo.
Toda correção a princípio não é tida como algo agradável aos nossos olhos, ouvidos, coração. Ela mexe na nossa alma, gera tristeza muitas vezes nos indignamos, revoltamos, entretanto depois que o “momento da crise” passa, é sempre importante analisarmos, ponderarmos o porquê fomos repreendidos, nos arrependermos diante de Deus e prosseguirmos, crendo que Deus é aquele que nunca despreza um coração arrependido, como vemos em Sl 51:17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Muitas vezes fomos rejeitados, desprezados, não perdoados por erros e pecados que cometemos, mas Deus, nosso Pai, sempre é fiel, dando-nos o perdão e a chance do recomeço, pois como um pai natural corrige a seu filho que ama, imagine só Deus que nos criou com um maravilhoso propósito, Ele sempre há de nos mostrar aquilo que precisa ser mudado, para que possamos nos parecer ainda mais com Ele, e tudo o que Ele faz é por amor, para que sejamos ainda mais aceito, para que possamos desfrutar ainda mais da Sua Presença e da Sua intimidade.
E para terminar, gostaria de deixar esse versículo, para que você gravasse toda vez que for corrigido:” Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. “2 Coríntios 7:10
muito bom [:
ResponderExcluirrepreensão sem Amor não é outra coisa se não isto: Vingança pura.
ResponderExcluir