domingo, 8 de novembro de 2015

4º Congresso da Vitória dia 1 - Vencendo o mundo no mundo

 Vamos falar hoje e nos próximos domingos sobre como ser de fato cristão e amar a Deus fora do ambiente eclesiástico. Aprendemos como expressar o amor a Deus com atos dentro da igreja. Quando falamos de ser cristão fora da igreja, imaginamos quando evangelizamos, mas o problema é que se isso for ser cristão fora da igreja, fazemos isso muito pouco. Temos que aprender a expressar amor e gratidão a Deus não apenas enquanto estamos evangelizando, mas em todas das áreas de nossas vidas, ‘mundo’ como conhecemos. MUNDO que é o conjunto do sistema de leis contrários a Deus.
O mundo vive em prol dos prazeres dessa vida. Essa sociedade tenta ludibriar a gente com os seus encantos, todos estão em busca do prazer e felicidade, tentando evitar toda dor e sofrimento, buscando seus próprios confortos. O que não é grande problema, Jesus não os condena. O problema está quando, como cristãos, perdemos nossa visão do eterno que vem de Deus e focamos apenas nessa vida dizendo: ‘tenho que aproveitar ao máximo essa vida’ – CARPE DIEM aproveite a vida ao máximo! Não é o que a sociedade faz?! A perda da visão espiritual gera 'CARPE DIEM'! Sem a perspectiva do alto, nos tornamos desanimados, revoltados, bravos com nosso trabalho, patrões e vida. A visão de Deus muda tudo.
Há em geral 2 tipos de cristãos. 1 – Que acham que todo tipo de atividades do mundo são más e possuem um estilo de vida quase gnóstico.  2 - Os que consideram o engajamento com o mundo tão bom, que suas vidas não passam de ação social. Perdem o discernimento.
Há na bíblia vários relatos de pessoas que viveram fora do ambiente teocrático, ou seja, fora do meio ‘cristão’ para nosso contexto, e ainda assim viveram integramente.
Ester – José e Daniel – que passaram suas vidas fora de Judá e do contexto de Deus, e não exerceram suas atividades santas só em atividades particulares, individuais, mas fizeram isso a medida que estavam engajados na atividade pública. Daniel e seus amigos não eram santos apenas em seus quartos em momentos de oração, mas diante do seu mundo e do rei.
Daniel 3 -  A história desse três começa de uma forma muito difícil. Tudo sendo exigido num ambiente politeísta. Nada indica que o rei estivesse exigindo lealdado apenas a ele. Para os outros povos, não era problema aderir a mais um deus. O problema estava para os três que sabiam que Deus é o único que pode ser adorado.
 O mundo não exige que você adore só a ele, ele põe pressão para o adorarmos, mas não exige que fiquemos só com ele. Em geral o cristão não é impedido de exercer suas funções de culto, de adorar a Deus no seu particular. Não somos proibidos de ter nossa religião, mas somo impedidos de abandonar os deuses aclamados pela sociedade. Há deuses que a sociedade põe e são tidos como importante, ela não diz deixe de adorar a Deus Pai de Jesus, ela diz, a religião é sua, mas não deixem de adorar os deuses dessa época.

Vejamos alguns exemplos de como o mundo articula sua adoração
 exemplo 1  - A retirada do foco: - para a sociedade não é problema que o cristão tenha seu domingo de culto, contanto que o sábado seja completo com lazer, gastos, e todo tipo de atividade sem um preparo para o domingo de adoração. Já percebeu que toda programação especial da TV, eventos esportivos e todo tipo de show e eventos em geral acontecem no final de semana? Porque? Por que se acontecessem no meio da semana, trariam prejuízo às empresas, mas no final de semana não, afinal a maioria de nós não está trabalhando, e como a maioria não está trabalhando, se traz prejuízo para igreja, que traga! A coisa é planejada de tal foram que sábado e domingo são palcos de grandes eventos, então se você tem um Deus e quer ser fiel a Ele, trabalhe sua agenda, mas os grandes eventos vão acontecer no final de semana! Esse é um exemplo de como o mundo não impede você de ir à igreja, mas faz o possível para te confundir.
exemplo 2 – silenciar sua fé: - você pode ter sua religião, mas não pode compartilhar isso com seu colega de trabalho. Uma coisa é você ter seus valores, mas não venha trazer aqui para o trabalho! 
exemplo 3 - O gerar do individualismo: - por conta desse estilo mundano que é nosso contexto, temos nos tornado individualistas e perdemos o senso de comunidade. Não falamos coisas de nossa vida para ninguém e se virmos um irmão cometendo atos errados, recorremos às autoridades para resolverem, pois pensamos quem sou eu para falar. Temos a impressão que não é de nossa conta, pelo individualismo que fora gerado em nós, parecemos clube, onde pessoas se reúnem, mas não compartilham.
exemplo 4 a idolatria é implantada: - Os ídolos são coisas boas elevadas a um nível pecaminoso. E quando a igreja se torna devota de muitos deuses, se torna vã.
Nossa sociedade atual não é fundamentalmente diferente dessas antigas culturas. Cada uma delas é dominada por seu próprio conjunto de ídolos. Cada uma tem o seu “sacerdócio”, seus totens e rituais. Cada uma delas tem seus templos – sejam eles torres empresariais, spas, academias, estúdios ou estádios – onde os sacrifícios têm de ser feitos para que as bênçãos da boa vida sejam obtidas e os desastres sejam evitados. Quais são os deuses da beleza, do poder, do dinheiro, e do sucesso, se não os que assumiram proporções míticas em nossa vida individual e em nossa sociedade? Podemos não ajoelhar fisicamente diante de uma estátua de Afrodite, mas muitas jovens de hoje são levadas a depressão e disfunções alimentares por uma preocupação obsessiva com a imagem. Podemos não queimar incenso a Ártemis, mas, quando o dinheiro e a carreira são elevados a proporções cósmicas, realizamos algo como um verdadeiro sacrifício de criança, negligenciando a família e a comunidade para conquistar um lugar mais elevado no mundo empresarial e angariar mais riqueza e prestigio. ELES BUSCAM NESSAS COISAS ALGO QUE SÓ DEUS PODE DAR – SIGNIFICADO, SEGURANÇA E FELICIDADE. Pr Tim Keller
O alvo do congresso é para atentarmos ao mal mais sutil do que aqueles pecados gritantes que sabemos claramente que devemos abandonar, mas àqueles que amamos e não são tão gritantes assim.  Acreditamos nas coisas celestiais, mas nosso investimento de tempo e dinheiro mostra que não pensamos nas coisas lá do alto. É normal ouvirmos “trabalho duro para dar o melhor para minha família” – pressupõe-se que o melhor para família são coisas que o dinheiro pode comprar. Pensamos em estudo, oportunidade de viagem, ajuda para começarem suas carreiras, um incentivo no início do casamento, pensamos em coisas passageiras e isso até no meio cristão.
Vivemos hoje com um ídolo chamado ‘eu’. Tanto que a tv e grande parte das literaturas incentivam a pessoa a acreditar que elas podem fazer o que quiserem. Atletas dizem você também pode chagar onde cheguei, vá atrás dos seus sonhos! Isso é tão falso que engana tanta gente e essa filosofia avança mais a cada dia. A pressão para sermos assim vem dos dois lados, do mundo que quer que sejamos assim, e dos cristãos mundanos que nos forçam a ser como eles. Temos que vencer esse pensamento mundano, para vencermos o mundo. Por isso precisamos tomar cuidado com algumas propostas trazidas por irmãos que desejam ser relevantes! O fato de desejarmos ser relevante pode tornar difícil de separar igreja de mundo. Precisamos ficar fortes à pressão, sofremos risco de rejeição, e temos que lutar com a necessidade de auto aceitação e o medo de ficar só que sofremos.
Agora vamos pensar que como cristãos, temos um único Deus e Senhor. O mundo não se importa de ser ‘a outra’, Deus nos quer como única esposa! O mundo diz, pode ficar com Deus, mas abra espaço para mim. Nessa hora muitos cristãos cedem e os que não querem ceder, tem que saber que tem um preço a pagar. O discurso do mundo é pragmático, sempre dá certo. É empolgante e te diz, você vai ser alguém! Apenas se renda a mim.
E como no dia da fornalha é imprescindível lembrar que não estamos só nessa luta contra o mundo. A presença de Jesus está para nos livrar do mal, Ele é o personagem principal dessa história. Ele que venceu o mundo, nós vencemos a pratica mundana. Porque Ele vence, nós podemos vencer. Somos incentivados a perseverar e crer!

Disse Jesus em oração ao Pai: Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. João 17:15 

                                                                                                                                           Prª Patrícia Nanni


0 comentários:

Postar um comentário