sábado, 17 de outubro de 2015

Ester e uma vida refeita das tragédias

O rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens; o rei pôs-lhe na cabeça a coroa real e a fez rainha. Ester 2:17

Somos tendentes a:
-Fazer planos.

-Traçar metas
-Criar objetivos
-Planejar o curso de nossas vidas. Gostamos de saber aonde ir e o que fazer.

Porém temos que assumir que, no quesito vida real, as coisas nem sempre saem como planejado. Nos sobrevém lutas inesperadas, medos que não conseguimos superar como gostaríamos, barreiras que nos parecem intransponíveis, e tragédias que bruscamente alteram o curso de nossa ‘planejada vida’.
Assim foi com Ester.
Uma menina que não teve uma vida fácil desde o seu começo. Seus pais morreram a deixando órfã e criada por um primo. Um homem de Deus que a criou como uma filha, e muito provavelmente planejou um bom futuro para ela. Entretanto eles passaram por um exilio, ou seja, foram tirados de sua terra natal e, sem escolha, tiveram que mudar de nação. Como se não fora por menos, mais uma tragédia. O rei decide que sua rainha não lhe é mais útil e obriga todas as moças de seu reino que venham diante dele para ser escolhida a nova rainha. Ester é uma delas e novamente tem o curso de sua vida refeito.

O que fazemos quando nossa vida sai do curso que planejamos?
O que fazemos quando percebemos que o nosso sonho não vai se realizar?
A maioria de nós ia reclamar. Brigar, chorar, lamentar a própria sorte.
Aparentemente Ester refez a rota de sua vida (como GPS). A bíblia não relata nenhuma murmuração da parte de Ester. Mostra, entretanto, em vários versículos que ela permaneceu fiel e obediente as ordens de seu primo. Sendo retirada de seu lar e forçada a viver longe de todos que conhecia e amava, passou um ano num intensivo tratamento de beleza apenas aguardando o que os dias lhe preparariam. (Quem já ficou num salão por mais de três horas sabe o que doe, cansa e puxa aqui e ali e tem hora que você só quer parar).

Algumas vezes Deus tira nossa vida do nosso eixo, para sempre colocar no melhor.

Vamos pensar hoje, como temos reagido às mudanças que a vida nos apresenta!

Algumas vezes reclamamos tanto, nos fechamos tanto, nos revoltamos tanto que estagnamos diante de grandes oportunidades dadas por Deus. TODAS AS COISAS COOPERAM... (Romanos 8:28)

Um início de tragédia, culmina com uma coroação. A menina sem pais agora se torna a rinha de uma nação. Mas não termina a história aqui, na coroação ela começa!

Certo dia um decreto ordena matar todos os judeus, Ester era judia. Seu cargo, sua família e sua própria vida em risco novamente, mais uma tragédia a vista.
Sob muita pressão, Ester está diante da mais dura prova de sua vida. Seu primo diz: vá ao rei e diga a ele a respeito desse decreto, declare que você é judia e que se o povo judeu morrer, você morrerá também. O problema estava em que entrar diante do rei sem a autorização dele, era morte, mesmo para a esposa do rei. E agora o que fazer? Esperar o decreto ser averbado e morrer em alguns meses, ou entrar diante do rei e morrer imediatamente?!
Quem nunca disse: Chega Deus de luta na minha vida. Prece que quando tudo este bem, começa tudo de novo! Chega! Quero paz, já basta de tragédia!
Novamente Ester faz diferente da maioria das mulheres. Enquanto reclamaríamos, daríamos um jeitinho com charme para nos safar da situação, ou algumas aproveitariam de seus cargos para tirar algum benefício, Ester reúne todas as mulheres que conhece e JEJUA E ORA.
Quantas vezes achamos que nossa solução está em nossa aparência? Mulheres e pessoas inseguras creem que sua melhor versão está na aparência que possuem. Sua melhor versão é temendo a Deus) A bíblia não relata que Ester se tornou rainha por causa de sua beleza. No V2 (que lemos acima) a bíblia diz que Ester alcançou favor, graça benevolência! Muitas mulheres nem sabem o que isso quer dizer (bondade, afeto).             - Muitas mulheres se “emperequetam” tanto que não sabe se é maquiagem ou se é a fantasia do Patati  Patatá. - Outras usam tantos acessórios que parecem estar disfarçadas de arvore de Natal.           
- Outras falam tanto que os caras ficam apertando para ver se acham o botão de desligar! É sério.
- Algumas então possuem cargos altos na sociedade e são tão cheias de si, que destroem toda possibilidade de relacionamento ao redor.
Ester era bonita, rainha e simples, pois tinha um coração em Deus. O livro de Ester não cita Deus, porém mostra mais Deus que em trezentas frases a Seu respeito.
após um período de oração, Estre reúne toda sua fé e diz sua famosa frase “Se perecer, pereci” e com ousadia entra diante do rei, que se compadece dela, dando-lhe o favor e livramento do seu povo. A resposta de sua vida não está em sua aparência, seu cargo ou nas lutas que enfrenta.
O maior segredo da mulher do século XXI, é o mesmo segredo da mulher de anos atrás. É temer a Deus, confiar nos Seus propósitos e saber obedecer. Saber que fazemos muitos planos, mas a resposta correta está em Deus.

Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Provérbios 31:30

Hoje que possamos aprender com Ester que por mais difícil que sejam alguns eventos em nossas vidas, mulheres que temem a Deus possuem um propósito maior para tudo que passam.

Confie em Deus e não se apoie em vãs filosofias. Aparência, poder, atração... tudo isso passa, a mulher que teme a Deus essa vai ser honrada. 

0 comentários:

Postar um comentário