quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Obstinado X Perseverante - Estudo Bíblico




O Senhor nos chama a atenção a respeito da falta de conhecimento (Os. 4.6), que é uma forte arma do inimigo para destruir os que se distraem e não tem o pleno conhecimento da verdade, a falta de conhecimento é um problema muito sério dentro das igrejas, e o inimigo tem usado isso para obter vantagem sobre a igreja de Cristo. Porém Deus tem seus atalaias para anunciar quando o inmigo se aproxima.

Vejamos neste pequeno estudo, a diferença entre a insistências nas coisas do mundo (obstinação) e viver nas promessas de deus (perseverança).

Definição da palavra obstinado: que se aferra a uma idéia, opinião ou plano: irredutível: teimoso.

A obstinação tem invadido os lares e por consequência, as igrejas. Nos dias em que vivemos, aonde o que importa é o que você tem e não o que você é, pessoas tem tentado provar seus valores a qualquer custo, e acabam caindo nesta carnalidade, passando por cima, sem perceber, dos verdadeiros valores e promessas de Deus a nossas vidas, voltando a ser escravos da vaidade e do diabo, que a qualquer custo, tenta nos afastar da vida com Deus. Ef. 4.17-19

Dentro dos termos bíblicos, a obstinção também é conhecida como dureza de coração.
Seom, rei de Hesbom, pela dureza de seu coração, foi vencido. Dt 2.30
Faraó, rei do Egito, sofreu duras perdas, por ter o coração endurecido. Ex. 9.7
O profeta Ezequiel: é orientado a ser duro com o povo de israel, que tinha o coração obstinado. Ez 2.4
O profeta Isaías: revela ao povo de israel, que o Senhor os estava tratando energicamente, porque tinham dificuldade de se curvarem perante obediência da sua palavra. Is 48.4

Percebemos então, que não é do agrado de Deus que sejamos obstinados, pois esta teimosia, pode nos atrapalhar e nos afastar da direção proposta por Deus para recebermos suas promessas.
A proposta de Deus para nós então, é ser, “perseverante”.
Definição do termo perseverança. Conservar-se firme e constante; continuar a ser ou ficar, perdurar, persistir; permanecer sem mudar ou sem variar de intento.
A perseverança é algo valorizado por Deus, nos faz crescer como cristãos e nos leva as promessas conquistadas por Cristo na cruz.
A perseverança nos leva a salvação. Lc 21.19
A falta dela nos impede de receber as promessas. Nm 32.11
Devemos usá-la para firmar os nossos pés na palavra. At 2.42
Quem a tem é feliz. Tg 5.11
Quem a pratica, não desfalece na fé Hb 12.1-3

Conclusão: a obstinação é a dureza do coração, ou seja, a falta de conhecimento da verdade, em contra partida, a perseverança é a permanência no caminho que nos é proposto por Deus, mesmo que este exija de nós, paciência, sofrimento, ânimo, o que importa para o cristão não e só o começo, mas principalmente o fim. Mt 24.13
Hebreus 3.14   Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.     

0 comentários:

Postar um comentário