quarta-feira, 6 de abril de 2016

4º Congresso da Vitória dia 3 - Jovens que vencem o mundo




É sim possível não se contaminar com “os manjares do rei”! Manjares estes que nos são apresentados em forma de baladas, bebidas, relacionamentos, propostas, futilidades, ou seja, tudo aquilo que satisfaz os desejos na carne. Em alguns casos os “manjares” nos são dados como algo tão natural que não percebemos que se trata de algo ruim.
O mundo conhece o potencial do jovem, e com isso tenta tirar sua atenção com coisas banais. A juventude caracteriza-se por uma fase decisiva, onde a descoberta acaba determinando as demais fases da vida.
Da mesma forma que o mundo oferece seus manjares, Deus, certamente tem nos dado a oportunidade de nos achegarmos a Ele.
Decisão - Mesmo quando o ambiente é propicio, as oportunidades não param, existe incentivo externo, permanecer é mais conveniente, escolher a Deus é sempre o melhor caminho. Vejamos em Daniel 1:5,6,8.
Ousadia- Como em toda decisão, temos o sim e o não a nosso dispor, a sua por exemplo, hoje, por estar aqui foi um sim. Daniel 1:10,11.
Perseverança – Às vezes andar com Deus implica em estar só, mais que problema há nisso quando vemos na bíblia que “a multidão mandou crucificar Jesus e soltar Barrabás?” Mesmo em meio a ausência daquilo e daqueles que você pensava ser essencial, saiba que maior é  Aquele que está em você agora. Daniel1:12,13.
Conquista – É aí que resplandece em nós o verdadeiro brilho do real tesouro, que começa pela nossa decisão, seguido de um ato de ousadia, perseverando pela permanência na presença de Deus.
Em contrapartida, existem situações em que a decisão de seguir a Deus não vem acompanhada dos passos da ousadia, perseverança e conquista. Nesse meio a curiosidade de experimentar as coisas que nos são facilmente oferecidas e compartilhadas, muitas vezes é o que nos leva para longe da presença de Deus. Em geral, no princípio do afastamento das coisas do Senhor, pensamos estar vivendo o melhor de nossas vidas, e essa “boa” sensação nos faz permanecer no estado em que nos encontramos. Mais nem tudo no mundo é tão lindo e se encaixa de maneira tão perfeita como falam. Em Lucas 15 vemos a força e destruição da curiosidade, desse tempo de descoberta.


 Curiosidade- Nos dá uma sensação de força e ousadia, faz parecer inútil tudo que havia vivido antes. Lucas 15:12,13.
Falsa liberdade – Suga de você tudo o que tem, porém não lhe retribui nada de bom. Nos deparamos com a verdade “Nem sempre o que queremos fazer é o melhor” -  Lucas15:14-16.
O abandono do mundo, no mundo – Recorremos ao mundo e até o momento em que temos algo a ser sugado tudo aparentemente está bem, porém, quando o que só nos resta é “comer com os porcos”, nos damos conta que aquele não é o nosso lugar. Lucas15:17
A chave, O Arrependimento – Nesse momento há o reconhecimento da decisão errada, acompanhada da humildade de voltar, por saber que era o melhor lugar. Lucas 15:18,19,21 Para Deus, para os homens – Não há uma vez se quer que os braços de Deus estejam recolhidos, Ele sempre nos aceita de volta. Lucas 15:22-24. Entretanto, em alguns casos, esperamos dos da mesma fé um certo apoio que nem sempre recebemos. Lucas15:25-28. Porém Deus não faz obra sem término e não abandona os Seus, recorra a aqueles que podem lhe ajudar e saiba que você está voltando para a casa do Pai, “era morto e reviveu, tinha se perdido e foi achado.” (V.24)
 
 Concluindo Independente de qual é a sua situação, se é Daniel ou o filho prodigo, entenda que Deus sempre é por nós! Ele sempre está do nosso lado, para nos livrar, nos proteger, nos abençoar, nos das Seus sonhos, realizando em nós os planos e propósitos que somente Ele sabe ser o melhor. Não deixe de busca-Lo. Se você está de pé cuidado para que não caia, e se cair Ele te levanta! Você é jovem, você é forte.

0 comentários:

Postar um comentário