quarta-feira, 6 de abril de 2016

4º Congreso da Vitória dia 4 - Relacionamentos que vencem o mundo


As Bases Do Casamento Cristão - Ef. 5.22-33


O casamento cristão está fundamentado na Bíblia, a Palavra de Deus. Existe muito idealismo em relação ao casamento, até mesmo entre os cristãos, na maioria das vezes isso se concretiza em um romantismo exacerbado, que, ao invés de ajudar, atrapalha a relação conjugal. O casamento cristão é a união de um homem e uma mulher, que não são perfeitas, por isso, precisam administrar cada situação, principalmente as mais adversas.
Não podemos esquecer que existe uma propensão à carnalidade no ser humano, tanto no homem quanto na mulher (Gl. 5.17), por isso, ambos carecem de arrependimento, e sobretudo, das orientações do Senhor Jesus.
O casamento cristão, que está pautado em Cristo, busca, na Bíblia seu alicerce de sustentação. As pessoas envelhecem e a beleza física se esvai. O romantismo não deve ser desconsiderado, as palavras afáveis contribuem para o crescimento conjugal, mas nem só de romantismo vive o casamento. As pessoas podem perder o bom humor de vez em quando, principalmente nos momentos difíceis, quando filhos adoecem, e as contas chegam à caixa do correio. O casamento cristão é composto por um casal de pessoas pecadoras, uns mais ou menos espirituais, que são desafiados a permanecerem juntas, até que a morte as separe.
Diante das adversidades, o casamento precisa de graça, caso contrário, se transformará em uma desgraça. Quanto mais espirituais forem os cônjuges, maior será a propensão de andarem no Espírito, de não satisfazerem as concupiscências da carne. Um casamento centrado apenas no EU, nos interesses individuais de apenas um dos cônjuges, resulta em sofrimento para o outro. Há uma tendência, alimentada pela mídia, de fazer com que as pessoas passem a vida inteira procurando uma alma gêmea. Por causa disso, muitos casamentos se desfazem, pessoas passam a vida inteira na busca pelo príncipe encantado. Essas pessoas que querem encontrar uma alma gêmea põem o foco demasiado em seus desejos, entram nas relações querendo sempre autossatisfação, que resulta em frustração. Essa é uma tendência da natureza caída, que fará de tudo para minar o casamento, já que tem o egocentrismo como base.
Muitos maridos e esposas encontram facilmente defeitos nos seus cônjuges, mas têm dificuldade de fazer o mesmo quando olham para eles mesmos. É bom lembrar que não conhecemos os outros, nem mesmo a nós mesmos em completude. Por isso, ao invés de julgar o outro, precisamos aprender antes a nos avaliar, isso porque se julgássemos a nós mesmos não seríamos julgados, mas quando somos julgados pelo Senhor, é para não sermos condenados com o mundo.
O casamento cristão é um mistério, tão sublime como a relação entre Cristo e a Igreja, cujo fundamento é a graça e o amor. Como cristãos, não podemos nos deixar influenciar pelos valores que tentam sustentar o casamento, tais como o individualismo romântico e a sexualidade descompromissada. Um casamento genuinamente cristão aceita o cônjuge com as suas diferenças, e está disposto a sacrificar-se pelo outro, assim como Cristo amou e se entregou à Sua Igreja.

 RELACIONAMENTOS QUE VENCEM O MUNDO
A união que surge quando dois se tornam um, no casamento, é um exemplo de como Jesus Cristo e a "Noiva" (que simboliza a igreja de Cristo) se tornam um no Reino de Deus. No casamento deve existir harmonia e a prioridade de cada um deve ser sempre a felicidade dos dois. Deixa de existir o "eu" e "você" e passa a existir apenas um “nós”.
Etapas Do Relacionamento
NAMORO CRISTÃO: Período de amizade, conhecimento mútuo, oração e estudo da Palavra de Deus. 
NOIVADO CRISTÃO: Período de planejamento e preparação para o casamento, compra de móveis, arrumação da casa, etc., tudo deve ser feito com muita oração e direção na Palavra. 
CASAMENTO CRISTÃO: Envolvimento espiritual, mental e físico. O Senhor deixou claro que só através do casamento o homem e a mulher seriam os dois uma só carne.
Os padrões do namoro cristão são bem diferentes dos padrões que o sistema do mundo tem. No sistema do mundo, na maioria dos casos, o namoro está alicerçado no prazer físico e egoísta.
A vontade de Deus é a nossa santificação: (1Ts . 4:1-8)

Antes De Iniciar Um Relacionamento
1-      Não se relacionar com pessoas que não creem em Deus. 2Cor. 6:14-18
2-      O Namoro precisa começar sempre com Oração. Fp.4:6-7
3-      Busque aconselhamento cristão sobre suas intenções. Pv. 3:5-7

Traços Gerais De Caráter
Caráter e atitudes são de suma importância para o sucesso no casamento. Por exemplo, a confiança é a base do casamento. Aqueles que servem para o casamento deverão falar sempre a verdade, não só um com o outro, mas em qualquer circunstância. Haverá ocasiões em um relacionamento quando um parceiro não terá como verificar a veracidade do outro. Para que esse casamento perdure, cada um precisa ser capaz de ter confiança na honestidade e fidelidade do outro.
Umberto Nanni

0 comentários:

Postar um comentário