quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

3º Congresso da Vitória - Se livrando das crises e Frutificando - Dia 4

                                                                                  Jo 15:1-11
As crises existenciais tem tomado conta do ser humano moderno. Mesmo diante de tanta tecnologia e oportunidades, as crises sobre ‘quem sou’ ‘de onde vim’ e ‘o que estou fazendo nessa terra’, tem tomado tanto tempo e ação das pessoas o que elas enchem consultórios psiquiátricos e continuam incertos de onde vão chegar.
O ser humano em geral, têm perdido o foco da sua existência. Muitas vezes como cristãos temos olhado para o que o mundo é, e passamos a desejar ser parecido com ele. Deixamos de ser quem Deus nos têm criado para ser. Não vemos uma macieira em crise porque não dá limão, é como se cada árvore foca em ser quem é e produzir o que lhe fora designada. Talvez o que nos tem faltado não é o trabalho, a ocupação, mas o foco. Nós olhamos e atiramos para todos os lados o que nos tem gerado um relacionamento superficial com Deus e por consequência, deixando cada vez mais longe a razão da nossa existência. Grande parte de nossos problemas vem do fato de passarmos muito tempo nos esforçando para sermos quem não somos.
Costumamos achar que os outros são felizes e realizados. Cremos que eles nascem felizes, mas isso não é real. Pessoas vitoriosas se permitem serem felizes, as infelizes alimentam seu estadoPessoas felizes, ou seja, que saíram da crise existencial, são aquelas que colocaram em pratica princípios, não que vivem num estado ‘alfa’, fora da realidade. A realização pessoal vem quando fazemos o que é certo. Não podemos dizer que haverá uma vida sem problema. Ter problema não é uma opção, mas ser derrotado por ele sim.

Vejamos alguns passos que ajudaram a sair da crise e frutificar:

1 – Elimine a crise elaborando um plano de vida realista e viável. Lucas 14:28-31 Não fantasie mais do que pode mas também não seja medíocre e não se subestime.  Entenda seus limites. Algumas pessoas abraçam o mundo e não fazem nada direito se frustrando e achando que são incapazes. São mais animadas pessoas que entendem seus limites e que não podem satisfazer a todos. Coragem, trabalhe com objetivos e prioridades. Corra riscos, seja aberto ao novo e não desperdice tempo. Não demore em tomar decisões. Não aceite ficar abaixo do que você deseja por mais de 5 anos.

2 – Elimine a Crise se esforçando ao máximo.  ICo 9:27 Tenha um Espírito forte. Desespero, choro, culpar os outros de nada adiantam. Mantenha a calma e tome decisões. A derrota não vem quando perdemos algo, mas sim quando perdemos princípios de caráter e moral que, por sua vez, leva a perda da capacidade de lutar e superar desafios e obstáculos. A arma mais forte que você possui é a capacidade de lutar. Deixe os infortúnio para traz junto com as dores e perdas e avance! Faça o melhor, leia, estude sempre e não aceite trabalho mal feito. Creia em você. Você é seu bem mais precioso e seu grande aliado. Saímos das crises tendo a consciência que temos nosso valor próprio e isso vem de quanto valor damos em nossas conquistas, e próprios esforços; em nossa qualidade moral e capacidade mesmo quando ninguém o faz.

3  – Elimine a crise criando sua própria opinião acerca de certos acontecimentos. At 17:11 Não vá pelo que todo mundo fala. As coisas são boas e más e em grande parte são definidas pela forma que as encaramos. “Para algumas pessoas não existem vitórias, apenas formas diferentes de perder”! Cuidado pra não ser um “reclamão”.
O que são pra você: açúcar, farinha e ovos?
Para alguns um bolo, pra outros uma bagunça. O que torna os ingredientes bons ou não são as mãos dos que o pegam. Pessoas que saem de crises, não são porque tudo vai bem com elas, mas sim porque escolhem reagir de forma positiva aos males que as sobrevém.

4 – Elimine a crise buscando solução, não culpados Ne 1:1-11 - Não adianta ficar buscando culpados pelos problemas, Deus, pessoas, acaso... Há exceções mas em grande parte das vezes cada um é responsável por seus atos e consequência. Aceite isso e não se condene. Perdoe quem você acha responsável por algum mal em sua vida. Sentimentos de vingança e ódio roubam sua energia criativa e força de superação, eles tiram a força da pessoa mais importante: VOCÊ.
Pense mais no que foi ganho que nas perdas. Sempre podemos tirar proveito de situações difíceis. Levante a cabeça e avance corrigindo erros. Não pare em conflitos insolúveis, siga adiante. Às vezes insistimos em coisas que sabemos não ser a melhor e em relacionamentos às vezes doentios nos fechando para outras possibilidades por pensarmos que isso é o melhor que alcançaríamos.  Pessoas estão em empregos que não provem nada para o futuro apenas por sucessão familiar ou por pensarem não haver campo la fora, em resumo, medo de tentar! Algumas pessoas estão gastando tempo e energia em coisas fadadas ao insucesso  tornando-se assim infelizes.

5 – Acima de tudo, elimine crises crendo em Deus Rm 8:28-39. Fomos criados por Deus para um propósito maior do que sua sobrevivência. Ele te criou para Seu louvor e tem um belo plano pra sua vida. Se você ainda não se satisfaz na vida é provável que até hoje tem andando em seus próprios caminhos por seus próprios meios. Glorifique a Deus no que você faz. Em meio a uma dificuldade (perda de emprego, casamento abalado, posição inferior a anterior, amigos se afastando) é comum se perguntar... Porque? Porque eu? O que valeu? Será que eu mereço isso? A ideia errônea a respeito de Deus faz muitas pessoas fracassadas e preguiçosas, que não lutam pelo que desejam.
 Erros comuns a respeito de Deus:
* Deus não valoriza riqueza e sucesso. O fato de Deus não depender dessas coisas para fazer o que deseja e isso não ser Sua prioridade não implica em dizer que Ele não goste. Deus não se limita a isso para fazer pessoas felizes mas o sucesso de Seus filhos Lhe dão prazer. Jo15:11
* Deus ama Seus filhos e não vai deixar ninguém sofrer. O fato de Deus amar nada tem a ver com sofrer. O sofrimento do homem causado por qualquer que seja a razão não é fruto do capricho de Deus, mas é resultado de más escolhas do homem que se esquece de seu objetivo na terra se tornando dispensável e sem propósito.

Se anime. Entregue sua vida para Jesus e deixe-O mostrar o que realmente é ser feliz. Pv 19:23
Prª Patrícia Nanni

0 comentários:

Postar um comentário