terça-feira, 9 de dezembro de 2014

3º Congresso da Vitória - Plantando sonhos e colhendo realidade – Dia 5 Aliviando o fardo


Existem muitos livros de palavras a respeito de mudança e alcançar sonhos afinal de contas, quem é que não deseja aprender segredos a muito tempo esquecido que transformará para sempre a sua vida! No entanto, todos nós sabemos no fundo que não é assim que funciona, a transformação não é tão simples assim. Conserto não são tão rápidos e especialmente por sermos cristãos, deveríamos saber melhor pois, entendemos mais profundamente que o problema não é a nossa agenda ou complexibilidade do mundo provém do fruto do pecado e o pecado do orgulho, que gera tantos fardos em nossa vida. O orgulho é muito sutil, e muda sempre de forma. Existe mais dele em nossos corações do que imaginamos, o orgulho é um vilão de mil faces!
Vejamos alguns fardos que são o orgulho disfarçado e que temos carregado:                       
Fardo 1 – Preciso agradar - Estamos sempre ocupados por que tentamos fazer coisas demais. Fazemos coisas demais por que dizemos sim a gente demais. Dizemos sim a todas essas pessoas porque queremos que elas gostam da gente e tememos sua desaprovação. Não é errado ser bondoso, na verdade o servo é a marca do cristão, a necessidade de agradar os outros já é outra história.  *Grande parte da nossa ocupação *desenfreada vem de tentar realizar as expectativas dos outros.* Queremos ser as pessoas mais boazinhas porque o princípio operantes nos nossos corações é de sermos pessoas agradáveis! Isso não somente é a manifestação de orgulho, portanto pecado, como também torna nossa vida insuportavel. Em geral as pessoas chamam isso de baixa autoestima quando na verdade, é uma manifestação de orgulho.
Fardo 2 –Posição - Faço isso porque é isso que as pessoas na minha posição devem fazer.
Fardo 3 –Performance - Temos a tendência de nos avaliar de modo exagerado. Estudos demonstram que quase todos os estudantes, empregados e líderes se assumem acima da média. Porque nós nos consideramos tão superiores, estimamos nossa importância acima da realidade. Presumimos que ‘se eu não fizer isso ninguém mais vai fazer’. A verdade é que você só é indispensável até que diga não.  Você é único, seus dons são importantes, as pessoas amam você, mas você não é insubstituível!
Fardo 4 – Posses – Trabalhamos para ganhar dinheiro e ganhamos dinheiro para gastar. Continuamente nos ocupamos porque queremos mais coisas. Não há problema em desejar mais, o problema se manifesta quando nos orgulhamos de nossas posses ou somos orgulhosos demais para confiar em Deus, crendo que se não o fizermos, quem fará por nós. O que adianta o homem ganhar o mundo e nada ter feito para se preparar para o mundo vindouro?
Fardo 5 – Provar nossa capacidade – Deus não é contra desejarmos algo, algumas pessoas tem até falta de iniciativa, falta de coragem e diligencia para se alcançar um sonho. O problema é que muitos vivem desejando provar algo pra alguém, ex patrões, ex namorados, pais, professores, cônjuge, etc
Fardo 6 – Pena- temos que encarar que as pessoas ficam com pena de nós quando somos super-ocupados e as vezes por a vida em ordem implica em deixar de ser aquela pessoa tão surpreendente, e os outros não vão mais exclamar de como conseguimos carregar tantos fardos! Muitos de nós nos orgulhamos por estar assoberbado gostamos da simpatia recebida por suportar tantas responsabilidades heroicas.
Fardo 7 - Internet -  se formos honestos há orgulho por trás de grande parte da revolução da mídia social. Já nos perguntamos porque mantemos nossa vida online? Será que é pelo meu nome e minha fama? Não importa quantos seguidores tenhamos, muitos ou poucos, podemos virar o facebook e o twitter em ferramentas avançado da nossa própria glória, ou podemos temer que os outros vão pensar se não aparecermos durante horas, dias ou semanas. Não queremos decepcionar centenas ou milhares de pessoas a quem nunca conhecemos, e assim trabalhamos a noite toda e estragamos a noite das poucas pessoas que dependem de nós todos os dias! Toda essa ocupação digital é inimiga de qualquer profundidade.

 Fardo 8 – Poder- Preciso manter me ocupado porque eu tenho que está no controle.
Fardo 9 – Perfeccionismo -  Não posso dar trégua porque não posso errar.
Fardo 10 –Necessidade de Reconhecimento  - Essa é a forma mais óbvia de orgulho: viver para louvores elogios. Semelhante a agradar os outros exceto que é menos por medo e mais por desejo de glória, exemplo: 'se eu assumir mais esse compromisso, serei o herói do escritório!' Não importa o que isso vai acontecer com a minha família, minha igreja, minha caminhada com Senhor, desde que isso significa mais olhares pra mim. Se eu continuar me esforçando, finalmente serei alguém de valor e finalmente terei chegando ao topo. Besteira! Você nunca estará satisfeito. A única coisa pior que deixar de realizar qualquer sonho é ter todos realizados. Você foi feito para algo mais! Ainda que pudesse ser conhecido no mundo inteiro o que importa se você não tiver tempo pra ser reconhecido por Deus. Ex Babel
Então a conclusão seria que para evitar o orgulho, seremos grosseiros, esquisitos e preguiçosos. Tem gente que acha que se NÃO DER A MÍNIMA PARA OPINIÃO DOS OUTROS, SE MANTIVER UMA VIDA SEM AMBIÇÃO então terão vencido o orgulho, Mas até a falta da ambição de se esforçar para ganhar, pode indicar o orgulho de não ter que lidar com a derrota, evitando competições. O fato é que táticas de lógica nem sempre são uteis na vida real.
(dar o papel)
O orgulho pode não ser fácil de detectar. Embora todos nós possamos detectar algum grau de orgulho em nossas vidas, não podemos dizer que tudo que fazemos provem de orgulho. Cada um dos fardos apresentados podem se tornar um vício ou uma virtude com uma pequena variação. Não tenho como discernir todas as situações, Deus da discernimento, sabedoria e bons amigos a cada um que podem ajudar. Faça sempre essa pergunta: Estou tentando fazer o bem ou com que pareça que seja bom.
Algumas vezes carregamos tantos fardos que nem paramos para ouvir que tudo isso tem mais a ver ‘comigo’ do que com outros e com Deus. Escolhemos viver sobrecarregados, o que nos deixa fadados a viver sempre no trivial, na superficialidade desde que nunca estejamos sós!
 Mt 11: 28-30 - Para nos livrar dos fardos que carregamos, o importante é que Ele cresça e eu diminua. O importante é entender que Jesus é o foco, não ‘eu’. Quando tiramos o ‘eu’ do caminho, isso ajuda a estarmos na direção certa.

Tirar uma noite em Ação de Graças é colocar Deus acima. É agradecer por tudo, reconhecendo que se pararmos nada vai parar porque não depende de nós, mas Dele.
Pr Patricia Nanni
Deus abençoe

0 comentários:

Postar um comentário