segunda-feira, 11 de maio de 2015

Sofrimento na vida do justo - o eterno dilema



Vejamos a vida de Jó. Na verdade esse o próprio Deus afirma ser um homem integro e temente a Deus. (Jó 1:8) – (sabemos que a integridade de Jó aqui, não significa ausência de pecado, Rm 3:23 afirma que todos pecaram e carecem da glória de Deus, o que essa passagem nos afirma é que Jó não podia ser acusado de falha moral, por nenhum de seus contemporâneos, pois humanamente, este era irrepreensível.) 
Ainda assim, Deus permite o diabo tocar em tudo que Jó possuía. Em seu bens, filhos, saúde e tudo o que você e eu oramos com fervor para Deus manter.
A vida de Jó é um caso interessante de como Deus não tem nenhum problema em ser quem Ele é. Esse livro gera revolta em algumas pessoas, outras o usam para justificar a ‘maldade de Deus’ (baseado será na bondade humana?!), alguns veem a vida de Jó como uma grande injustiça, e ainda assim Deus o manteve nas escrituras, por que será? Talvez porque Deus saiba com quem está lidando quando o assunto é a humanidade! E quer que a humanidade saiba quem são, e com quem Ele está lidando.
A questão é que, em geral, nós nos avaliamos acima da média. Pesquisas mostram que a maior parte dos funcionários, alunos e chefes se acham acima da média, por consequência se veem ‘injustiçados’ ou não reconhecidos.  Será que não estamos nós também dentro dessa estatística?
As vezes não temos uma visão realista de quem somos e pensamos que o mundo é um eterno complô contra nós e que Deus não reconhece nossas BOAS AÇÕES como de fato deveriam ser retribuídas.
            Então, entram as situações em nossas vidas, circunstancias adversas que nos levam não ao sofrimento como apenas o deleite de um Deus perverso; não ao castigo de um pai irado, mas a vermos com quem de fato Deus está lidado. As mesmas situações de sofrimento que a contemporânea ‘teoria da prosperidade’ luta para acabar, fazendo as pessoas crerem que sofrer é mal e ter todos seus desejos supridos é o que clímax da morte de Jesus na cruz! São essas circunstâncias que de fato revelam quem nós somos, a nós mesmos.  Nós, que nos achamos bons demais para passar pelo que passamos. Nós, que nos achamos santos demais para tais coisas que Deus nos permite passar.
A questão é que estamos acostumados a usar máscaras. Tem a máscara que usamos para nosso chefe do trabalho, tem a máscara do colégio, do marido, da esposa, da igreja. Usamos essas máscaras e cremos nelas, elas são convenientes e nos ajudam a ser aceitos em todos os lugres, quem está disposto a lidar com rejeição não é mesmo? As pessoas creem nelas. Nos aceitam e nos amam. O problema está que achamos que Deus acredita nelas também, e quando Ele não reage às mascaras, ficamos frustrados, irritados. Nos esquecemos que Deus reage ao nosso coração. Jeremias 17:10
Mas Deus sabe quem somos. Ele tem um propósito para tudo que acontece e, pode ser que uma das coisas que estamos passando, revele nosso coração a nós mesmo, e estamos tão entretidos em como nos livrar dela, que deixamos passar a grande oportunidade de nos tornar como de fato Deus nos quer.
Dor, dificuldade e sofrimento não são armas de tortura de um Deus irado, na verdade Hebreus 5:7-10 revela que o próprio Jesus aprendeu obedecer pelo sofrimento, Davi no Salmo 119:67 revela que a dor o levou a amar a Palavra de Deus. Será que nossa sociedade está nos instigando a fugir do que no faz bem. 1Pe 4:12-19.  Claro que há o sofrimento causado pelo pecado, esse não entraremos em detalhes hoje, mas  é importante discernir o que acontece em cada uma de nossas vidas.      
Em João 3:17-21 – Jesus veio para nos livrar do mal contido em nossos corações. O único mal capaz de nos causar mal de verdade, nada que vem de fora pode nos atingir (Marcos 7:20-23)
E Jó entendeu isso após o período de sofrimento. Quando Deus se apresentou a ele, humildemente disse Jó 42:5,6
1-   Onde as finanças revelaram uma falsa religião – Lc 19:16:26 (Jovem Rico)
2-   Onde a dor pela perda dos queridos revela estar com Deus pelo conveniente - Jó 2:9 (mulher Jó)

3-   Onde a mensagem agradável e a multidão atraia mais que a verdade – Jo 6:58-69 (seguidores de Jesus)

0 comentários:

Postar um comentário