terça-feira, 26 de maio de 2015

Conhecer a Deus X Ter conhecimento a respeito de Deus - João 2:23-25


Muito provavelmente você conhece a pessoa da foto ao lado. Muito provavelmente também, sabe muita informação a respeito dele. Sabe onde mora, time que joga e os muitos milhões que ganha. Possivelmente se o visse na rua, o cumprimentaria com a sensação de que são ótimos amigos, afinal você deve saber  mais a respeito de Cristiano Ronaldo do que de seu vizinho! 
E artista de TV então. Infelizmente (e para grande vergonha) muitos passam mais tempo na frente na TV do que lendo a bíblia ou ouvindo sermão de seus pastores, o que faz terem a impressão que são amigos íntimos de atores e se sentirem rejeitados em suas congregações. 
A grande informação a respeito dessas pessoas, faz pensarmos sermos amigos íntimos deles. Se  nos perguntarem se conhecemos Cristiano Ronaldo, diremos um Sim com enfase. Mas quantos de nós podemos dizer o mesmo SIM se formos perguntados se ele ja almoçou conosco algum dia?
Sim, temos informação a respeito dele, mas não o conhecemos, e muito menos ele nos conhece.
 Hoje a internet tem aberto a porta da informação para todos. Sabemos de quase tudo a um clique de distância.
Porém, por maia antagônico que possa parecer, aquilo que tanto tem ajudado a nossa sociedade, tem também a afastado da verdadeira Salvação.
A sensação de sabermos tudo, nos dá a sensação que somos mestre e conhecedores de algo quando na verdade, não sabemos de coisa alguma. Somo portadores de informação e mestres em coisa nenhuma.
Aprendemos a recorrer ao google para nos dar informações, médicas, conselhos sobre como fazer, onde chegar... até direções amorosas e espirituais as pessoas buscam lá.
Cada um acaba encontrando a resposta que mais lhe agrada, mais lhe é possível executar e assim acabam se sentindo invencíveis. Sem saber de fato o quanto estão enganados.

E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; João 2:23-25

O mesmo acontece com relação à Deus. Hoje possuímos muita informação à respeito de Deus. Estamos " à um Google de distancia" a quase tudo a Seu respeito e pensamos que isso basta. Muitos creem que sermão se faz digitando o tema no google. Alguns pensam que detendo informação sobre bíblia, os farão conhecedor de Deus. E assim, seguem. Quando porém o pecado bate à porta, as tentações sobrevêm e as lutas se achegam, não sabem como lutar e resistir, tornando-se apostatas, blasfemos e propagando a falsa religião.
Deter informação à respeito de Deus não nos faz conhecedor dEle, de acordo com as palavras de Jesus a Nicodemos (João 3) é necessário nascer de novo.  


Lembram-se da vida de Eli? – 1Samuel 3
Um homem conhecedor de Deus, mas o próprio Deus não se revelava a Ele. Por duas vezes mandou recado porque o conhecimento que Eli tinha a respeito de Deus, não o fazia respeitar a Deus e honra-Lo. Não gerou intimidade.
Quando Deus quis falar com Israel, optou por Se revelar a um menino que não O conhecia (1Sm 3:7) do que falar com Eli, um grande conhecedor da Lei, da Palavra, da vontade de Deus, porém um grande desobediente. A prova que ter informação a respeito de Deus não atrai Sua presença, a menos que estejamos dispostos a obedecer.

Vejamos mitos sobre conhecer a Deus.

1 – Ministério. Ministério não gera conhecimento de Deus – Eli tinha ministério e não tinha Deus. Não creia em todos que tem ministério, não ouça todos eles, não quer dizer que são conhecedores de Deus.

2 – Dinheiro. Salomão teve prosperidade, casamento, sabedoria e ainda assim se desviou da presença de Deus. Incontestável prova que a teoria da prosperidade e felicidade não vem de Deus.
Como o evangelho de João diz, Jesus conhece a alma humana, e sabia que se você chegassem ao céu sem Seu conhecimento, não ficariam lá por muito tempo.
Tem gente que diz que não quer ir ao céu porque seria um lugar entediante. O que fazer? Só ficar cantando pra Deus?
Algumas pessoas só saber trabalhar, se movimentar, não conseguem imaginar a possibilidade de passar a eternidade adorando a Deus. Jo 17:3
Não, alguns vão dizer, lá terá rua de outro, rio de cristal, e portões de pérolas. Uau, isso sim é muito animador. (AP 21,22) sim, mas conhecendo o ser humano, o animador se torna entediante em pouco tempo. O céu só fará sentido se iniciarmos a adoração na terra.
Tenha tempo pessoal com Deus. Adore, em particular. Ore, interceda. Sem adoração na terra, o céu não fará sentido.


Não se contente em ter informação a respeito de Deus, conheça a Deus. conheçamos e prossigamos... 

3 Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua vinda, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oseias 6:3

Pr. Patrícia Nanni

0 comentários:

Postar um comentário