segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Para aqueles que se sentem culpados!


Graça e Paz gente boa de Deus. Será que você já ouviu falar em doenças psicossomáticas? Essa doença física é na verdade uma somatização de culpas, que leva o indivíduo a, realmente, adoecer no corpo, ou leva ao suicídio e outras vertentes. Em tese é isso, uma culpa que se instala na alma de uma boa pessoa, e se transforma em uma enfermidade sem causa física, a causa da doença é psíquica, uma depressão, câncer, paralisias. Isso não significa que todas as doenças são geradas dessa forma, mas algumas enfermidades são instaladas desta maneira. É sobre isso que quero compartilhar com vocês, diante do evangelho vamos ver como  Jesus nos ensina sobre a cura dessas culpas que o ser humano carrega.

Evangelho de Marco capítulo 2: 1-12

É muito interessante, Jesus ministrando a palavra, de repente, desce pelo teto um paralítico. Interessante que ao invés de Jesus  curá-lo e pronto, Jesus diz: perdoado estão os teus pecados. Primeiramente Jesus oferece perdão pra depois dar a cura física, os mestres da lei que estavam presente não entenderam– pra variar – e se questionavam:  como pode alguém perdoar pecados senão Deus?
Veja que não é vazia a pergunta dos mestres, pense comigo: você pede 100 reais emprestados pro Antônio aí o José olha pra você e diz: olha meu caro não precisa mais pagar o Antônio. Alguém que olha de fora não entende: como assim?  Quem pode dizer que não quer receber o dinheiro é o Antônio, como é que o José libera um divida contraída contra o Antônio? Só o Antônio pode perdoar o seu devedor. É isso que os mestres da lei estão dizendo, todo pecado é cometido contra Deus e só Deus pode perdoar pecados. Como é que, Jesus diante de todos perdoa em nome de Deus aquele paralítico. Jesus quer nos ensinar que Ele é o Filho do Homem e tem toda legitimidade para perdoar pecados, Deus o Pai concedeu a Ele essa autoridade.

Jesus percebendo o que passava no espírito desses homens faz uma pergunta bem sutil: O que vocês acham mais fácil perdoar pecados ou curar o paralítico? Óbvio, qualquer pessoa responderia: perdoar pecados; pois isso aí não vai ter nenhuma conseqüência visível, você disse e ficou por isso mesmo, difícil é curar um paralítico. Mas Jesus está dizendo que é fácil um homem ser liberto de uma paralisia física difícil mesmo é esse homem ser liberto de uma culpa. Nós estamos muito enganados, se pensamos que o que mais limita o ser humano é a dificuldade física. Mas para que todos saibam que Jesus pode fazer o mais difícil, que é oferecer perdão, primeiro, e liberta da culpa, - da culpa que esmaga; que oprime; que adoece; que deixa marcas, que mantém pessoas contidas, que mantém pessoas aquém de todas as suas potencialidades humanas. Essa culpa com que as pessoas vão se encolhendo, se diminuindo, se sentindo incapaz, se sentido aquém de todos os direitos e de todas as possibilidades – é como se Jesus dissesse: Para que vocês saibam que Eu Sou capaz de libertar um homem, da coisa mais difícil que é o peso da culpa, e oferecer perdão, Eu vou curar o paralítico da sua dificuldade física e assim Jesus fez.

O perdão é uma cura maior que a cura da paralisia e o perdão Jesus nos concede em Nome de Deus nosso Pai. Eu desejo Graça e Paz na sua alma, você que está culpado por pecados ou por qualquer vetor de culpa, não sei qual o seu estado de culpa, quero te dar a boa-nova  Jesus morreu numa cruz rasgou todo decreto de dívida que havia contra você e contra mim. Eu nesta noite vou orar por você que se encontra somatizado de culpas, não sei com que palavras eu posso te consolar. Mas que o Deus presente, Jesus, se faça mais presente.

Abrace a graça que já é sua, receba o perdão de Deus, e siga em paz.

Nele, que somos libertos e curados de todo jugo. Um grande abraço.

3 comentários:

  1. nossa Mateus obrigada pela palavra..mto boa mesmo..Deus continue te ca pacitando.achei perfeito o texto:))Cecinha

    ResponderExcluir
  2. Amém Mateus! texto muito bom, só acrescentou! muito bem feito.. Deus te abençoee :)

    ResponderExcluir