quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Investimento - 6º dia Congresso da Vitória - Dicas para organização financeira

 (13 Dicas de organização de finanças no final da postagem)
Se não mudamos um conceito não mudamos nossa vida. Quando uma crença se estabelece em nossa mente, tende a se perpetuar. Essas crenças moldam como vemos o mundo e nossa personalidade.
Nm 13:27,28  “E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque.”
Deus busca pessoas que possam realizar e conquistar grande s coisas o problema é que a maior parte das pessoas apenas sonha com cosias que podem e conseguem alcançar.
Às vezes, grandes oportunidades vêm disfarçadas de grandes problemas!
Temos que mudar nossa forma de pensar e para isso temos que desafiar o medo da mudança.
- todas as mudanças geram desafios e adaptações
- geram insegurança por causa do desconhecido
- uma estrutura só se muda se mudar o comportamento
Somos chamados a ser não apenas consumidores, mas investidores. Mais importante que ter dinheiro é saber como administrá-lo. Uma boa administração financeira sempre tem resposta para:
Ø  Quanto preciso
Ø  Em que vou usar
Ø  Qual sua despesa mensal? Em que?
“cuide dos centavo,  pois os milhões cuidaram de si mesmos”
O nosso problema a respeito das finanças é que somos muito influenciados pelo desespero desse mundo:
Ø  Pelas preocupações e ansiedade pelo dinheiro
Ø  Adquirimos uma mentalidade que nunca vamos ter dinheiro suficiente para planejar ou fazer o que queremos
Ø  Avareza: acumulo de dinheiro
Ø  Cobiça: desejo excessivo de possuir
Ø  E pela valorização excessiva ao dinheiro.
Precisamos transformar nossa visão acerca do dinheiro e entender que os avarentos e egoístas caem em grande mal, pois confiam e descansam em suas finanças que dão uma falsa sensação se segurança e bem estar. Temos que transformar e consertar certas informações para melhorarmos e nos libertarmos, por exemplo:
1 - Pensar que nunca temos dinheiro pra planejar nada.
2 – Dedicamos pouco tempo na pesquisa de preços, melhores lugares para comprar e investir
3 – Inconseqüência na avaliação. Calculamos mal certos investimentos e compras que fazemos.
4 – Busca de resultados imediatos. Decidimos hoje e achamos que tudo se resolverá em uma semana! Quando isso não acontece ( porque reorganização leva tempo) ficamos frustrados e muitos desistem.
5 – Negativismo e positivismo exagerado!
6 – Falta de perseverança
7 - e a desculpa mais comum: Não tenho tempo! Não pesquiso porque não da tempo, e gasta mais que pode.   
 O sucesso de uma pessoa pode ser avaliado pelas sementes que planta para que outros colham o benefício. Fazer o bem ajuda sempre.
Estudos comprovam que pessoas que ajudam aos outros são mais felizes, tem maior auto-estima, saúde emocional aumentada e claro, são abençoadas.
Fazer o bem é não olhar a quem. Não fazer distinção de classe social e não esperar retorno. Como disse Jesus, “E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. Lucas 6:33
O ajudar mostra onde está nosso coração, quem ama o dinheiro não ama a seu próximo e muito menos a Deus. Quem conhece a Deus O ama e sabe que Ele vai suprir todas as suas necessidades. Quem ama ao dinheiro usa as pessoas quando deveria ser ao contrário.
Vamos e mudemos.
Aprenda a planejar obedecer a princípios e ter um alvo. Para se construir algo se deve primeiro destruir o antigo, por exemplo: ao se construir uma casa quebra o chão para fazer alicerce; para se construir o casamento,  acabamos com os conceitos de solteiro; uma estrada se constrói destruindo montanhas e uma nova aliança só é feita se for destruída a antiga.
Faça uma aliança com Deus. Devolva seu dizimo para que suas finanças prosperem. Oferte na obra de Deus e creia que não vai te faltar nada, pelo contrario tudo lhe será multiplicada.

Dicas para organização financeira
1-      Realizar reunião mensal com toda família, é preciso que todos participem e mostrando que para cada despesa paga, o dinheiro vai se acabando e, conseqüentemente, sobrará menos para realizar desejos e objetivos;
2-      Faça uma faxina financeira, registrando tudo que ganha e gasta.
3-      Se estiver endividado, é hora de combater a causa do endividamento.
4-       Em situação de equilíbrio financeiro, cuidado, zona de conforto, você não tem divida, mas também não tem dinheiro guardado. É necessário rever seus gastos, fazendo que haja sobras no orçamento financeiro.
5-      Seja o mais objetivo possível na hora de comprar.
6-      Evitar a linha de crédito do cheque especial, também evite pagar mínimo.
7-       Avalie a necessidade de comprar a quantidade de roupas e calçados que está acostumado(a) e pesquise melhores preços.
8-       Despesas com restaurantes e passeios podem ser reduzidas. Calcule a cota mínima mensal. Se você gosta de assistir a um bom filme, alugue um.
9-       Procure ficar atento às ofertas em supermercados. Aproveite as liquidações das lojas, mas fique atento eles aproveitam o estimulo causado pela propaganda "liquidação" para vender outros produtos mais caros. Por isso preste atenção. Não compre tudo, analise cada um dos preços. Não compre por impulso. Aproveite somente os itens com bons preços. 
10-   Não faça supermercado quando estiver com fome nem pegue produtos fora de suas prateleiras. Faça uma lista dos produtos que você precisa antes de ir ao supermercado.
11-    Avalie se você tem desperdiçado alimentos.
12-    Mude datas de vencimentos de suas contas
13-    Evite ter conta em vários bancos, pois isso dificulta a administração. Além disso, você gasta mais com as tarifas dos serviços e taxas (ICMS) quando precisar fazer transferências. Verifique com seu banco se existem pacotes de tarifas e avalie o que seria melhor no seu caso. Verifique o quanto você está pagando a seu banco. Há muita diferença na cobrança de tarifas entre os bancos. Procure o que possui tarifas mais baixas e atenda suas necessidades. 

0 comentários:

Postar um comentário