terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Reação - 5º dia Congresso da Vitória



VEJA FOTOS AQUI

Reação!
Um atributo essencial ao ser humano é a autoconfiança. Essa ajuda a pessoa admitir seus erros e saber que estes não são seu fim. Uma pessoa autoconfiante não põe a culpa nos outros, elas aprender a reagir contra a s dificuldades e valorizar mais os sonhos e projetos futuros que frustrações do passado. As vezes os acontecimentos passados nos fazem questionar: Porque eu? E se fosse diferente? Se eu não tivesse feito isso?! Ai gastamos muito tempo no que não deu certo.
Sonhos e novos projetos
dão sentido para a vida. Sonhe para Deus poder te dar.
Reprograme-se.
Após períodos de lutas como desempregos, perdas familiares, divorcio e coisas semelhantes, ainda que as pessoas digam que foi melhor ou realmente tenham sido os conhecidos ‘males que venham para bem’, é comum uma auto análise, auto critica e auto tortura. Questionarmos-nos e buscarmos a real razão do fato, desejamos saber o porquê das coisas. Podem até nos dar respostas racionais, mas desejamos descobrir o sentido de tudo.
Esse período de questionamento interno gera muitos desgastes como:
Físico: pressão alta, insônia, stress.
Psicológicos: destruição da auto imagem, angustia, ansiedade, sensação de injustiça, raiva, tristeza, perda da perspectiva futura e culpa. Dizemos: será que vale a pena? O preço é alto demais? Será que vou conseguir me reerguer?
Perda da vida em grupo: Vem a desarmonia familiar, os mais próximos são os que mais sofrem com a agressividade e frustração e o final é o isolamento.
Temos que lembrar que a entrega a isso leva a ruína total e se culpar ou apenas questionar não leva a nada.
Sempre vamos nos ver imperfeitos e outros imperfeitos com mais coisas que nós.
Pense comigo: se você brilhou mais, se chamou mais atenção ou incomodou alguém por sua postura, pode ser essa uma boa razão de sua perseguição.
Há três tipos de pessoas nos lugares:
1 – o home mediano – não faz nada além do que o pedem.
2 – o homem abaixo da média que é ruim demais até pra ser lembrado até em comentários.
3 – o homem acima da média que chama atenção e incomoda os folgados. No trabalho se ele não é o chefe pode, se não crescer logo, até ser demitido, pois incomoda os folgados.
A dica é: se encaixe e reja. Busque um novo emprego e cresça gradativamente aprendendo a não chamar toda atenção pra você logo de uma vez, seja sábio. Valorize as pessoas ao seu redor, aprenda a ouvir.
Não permita que sua felicidade dependa daquilo que não depende de você.
Aceite seu mal como real, mas faça dele uma oportunidade para crescer. Perdas de emprego ou família não significa que você é mal ou perdeu sua dignidade. Apenas coisas difíceis acontecem o tempo todo com todos, reaja.
Outra dica importante para reagir a uma crise é aprender controlar as emoções que afloram nesse período, por exemplo:
Choque: Porque eu? Eu me dediquei tanto a eles. Eles que erraram.
Mágoas: lutei tanto e é isso que recebo?
Medo/insegurança: vem com a síndrome do  pânico que é a perda total do controle das emoções e está ligada ao tamanho da perda e a capacidade interna de reação de cada um.
Raiva: expressa o tamanho da ofensa. Deve ser controlada para não ser descontada nos mais próximos que nada tem haver com o fato.
Temida depressão: angustia, infelicidade e a entrega. É fruto de raiva recolhida que se torna rancor e rouba o significado da vida.
Então vamos reagir:
1 - Controle suas emoções. Ainda que explodam problemas paralelos ao maior, controle sua raiva. Outra coisa boa é não optar pro férias nesses período de crise. Os gastos podem aumentar e pela tristeza do momento você poderá tomar decisões onde vai se arrepender mais tarde.
2 – não fique buscando culpados (colegas, patrão, cônjuge, etc)
3 – seja sincero com as pessoas mais próximas de você para que te apóiem e te entendam. Não se exponha, porém com todos. Evite falar de sua vida para todo mundo, pois você evitara muito julgamento e aborrecimento.
4- Busque cortar gastos e reorganize sua vida financeira, não relaxe até refazer-se e mantenha a calma!
5 – Não espere soluções imediatas e não aceite ‘boas’ propostas aparentes, de tempo ao tempo.
6 – Não fuja de encarar a realidade por mais dura eu ela seja. Pense no que fazer e veja os prós e contra. Não olhe para o problema como um monstro. Se porte como um vencedor,ninguém investe em perdedores.
7 – Não se cobre mais do que pode dar e nem do próximo. Seja gentil e trate as pessoas melhor do que elas te tratam.
8 – Não desista nas primeiras tentativas se elas frustrarem. Cada caso é um caso, não se compare, mantenha o alvo.
9 – entenda que coisas ruins acontecem e em geral seu efeito não são perpétuos. O tempo cura muita coisa. Espere
10 – junte-se a um grupo e desenvolva relações interpessoais positivas. Nunca se isole me meio a uma crise.
11 – Desligue a TV!! Ela tem a capacidade de nos afastar da realidade e rouba 5% da nossa satisfação pessoas a cada hora em sua frente. Também muita TV nos faz gastar alem do que precisamos.
Então reaja!
Sucesso é o grau de prazer que você tem no que faz.
E ai? Você é uma pessoa de sucesso?
Esteja disposto a se tornar melhor a cada dia e Deus é contigo:
“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares”. Josué 1:7-9

Um comentário:

  1. É uma honra te-lo em meu blog, E GLÓRIAS a DEUS por tudo e pela sabedoria que nos concede, até mais e um forte abraço !!!

    ResponderExcluir