terça-feira, 7 de julho de 2015

Conquistas mal conquistadas

     
   No mundo em que vivemos, as conquistas são medidas pelo sucesso, pelas riquezas e pelo poder. Na escola da vida aprendemos que devemos "ganhar e não perder", devemos tirar vantagem, dar um jeitinho e até pisar em outros para que sejamos bem sucedidos. A busca pelo sucesso, dinheiro e poder nasce do desejo de "não sofrer", de "estar seguro". Essa é a sede de nossa alma.
        Mas, na escola de Deus é diferente. O rei Salomão, autor do livro de Eclesiastes, foi o homem mais bem sucedido, rico e poderoso que qualquer outro ser humano. Seu reino foi próspero e sua fama correu o mundo todo. Mas, quando se envolveu com reis pagãos1 e seu coração se desviou por causa das mulheres2, ele fracassou espiritualmente. Continuou a ter sucesso, riquezas e poder. Mas, sem Deus suas conquistas se tornaram vazias
        Ec 4:4-16 fala sobre estas três conquistas "debaixo do sol", e nos adverte que nessas conquistas “debaixo do sol” não há nenhum proveito, por isso devemos por olhar “acima do sol". Nenhum sucesso, nem todo o dinheiro do mundo, nem todo o poder podem preencher o vazio que o homem sente sem Deus.

I - Conquistas terrenas "debaixo do sol" - Um sabio homem disse um dia: “As pessoas mais frustradas do mundo so as que querem tudo e não tem nada e aquelas que querem tudo e conseguem tudo". A vida sem Deus é insignificante e incerta, e suas conquistas são vazias. Eclesiastes 5:10

 1. O trabalho que não serve Ec 4.4-6 - O trabalho sem Deus é como carregar um fardo inútil, pois quem o faz, acorda cedo e dorme tarde, trabalha para ter, sendo que deste mundo nada se pode levar ITm 6:6-8. Salmo 127:1,2. E devemos levar em conta que todo ser humano prestar conta de si a Deus, portanto nosso trabalho deve produzir algum benefício para esse dia, senão nada vale. Rm 14:12, 2Tm 4:1,2

2. As riquezas que não têm valor Ec 4.7-12 - As riquezas sem Deus não compram a felicidade e o contentamento, pois quanto mais se tem mais se deseja ter. E quanto mais acumulamos, maior o vazio que sentimos Mt 6.20. Provérbios 11:4

3. o poder que não protege Ec 4.13-16 - O poder sem Deus é uma vantagem temporária, uma conquista vazia, pois quanto mais poder, mais inimigos se tem. O poder não garante a paz e a segurança, pois acima de todo homem explorador há outro que o explora também Mc 8.36. Salmo 127:1b


II - Conquistas eternas acima do sol

1. O contentamento é mais importante que o sucesso - A nossa prioridade não é ser abençoado, é ser fiel. Aquele que vive “debaixo do sol" sempre quer mais do que lhe é dado, por isso vive para trabalhar.

Mas viver acima do sol significa trabalhar para viver, buscar a Deus em primeiro lugar. Sl 37:25 - Mt 6.25-33 Quando temos contentamento (gratidão por aquilo que o Senhor já nos deu), toda perda se transforma em ganho e toda fraqueza, em possibilidade de fé.

2. A comunhão é mais importante do que as riquezas - Ec 4.9-12 - I Pedro 4:8 - Efésios 4:32 - Colossenses 3:16 - Romanos 12:10 nos ensinam que calor, consolo, segurança e proteção são frutos da comunhão. Aquele que vive "debaixo do sol" vive para competir para "ter mais" do que os outros. Mas estas riquezas não enriquecem de verdade, apenas trazem solidão e insatisfação. Quando se está "acima do sol", não significa que não podemos ter coisas, mas significa que as coisas não nos possuem. Quando se vive acima do sol, se tem para cooperar e não para competir.

3. a integridade é mais importante que o poder - Pv 28:6 – Ec 7:12 - Aquele que vive debaixo do sol” vive preocupado com a imagem e a reputação, mas quem teme ao Senhora vive acima do sol, vive o que é verdadeiro, real e eterno. Quem vive acima do sol teme ao Senhor para anão temer a mais ninguém. Pv 2:21


     Deus tem valores diferentes para medir sucesso de uma pessoa. Ele nos mede não pelo que realizamos, mas pelo que desejamos 1Samuel 16:7 – Ec 7:1 (há pessoas que deixam um rastro de tristeza, fofoca, intriga, mexerico, mentira, roubo, calúnia, por onde passa). Não nos julga pelo que temos nas mãos, mas no coração. Muitos que são considerados os primeiros pelos homens, na realidade são os últimos aos olhos de Deus. Por outro lado, muitos que são considerados os últimos são, na verdade, os primeiros, pelos padrões divinos. Como cristãos como Deus nos vê, é muito mais importante do que o que as pessoas pensam de nós. Mt 20:16

Conclusão

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento. Eclesiastes 12:1

O tédio provocado pela rotina da vida não pode satisfazer o coração do homem. Acreditar que a chave para a felicidade é o sucesso, as riquezas, a auto realização ou o poder, pode nos levar a pagar um preço alto. Cedo ou tarde percebemos que a vida não se resume a conquistar coisas, mas a alcançar valores que permanecem eternamente.


Quanto nós precisamos para ficarmos felizes e realizados? Ec 1:8

Se você não é feliz com o que Deus te deu até hoje, então você nunca será feliz com tudo o que conseguir ter. O segredo do contentamento é a gratidão.


PARA PENSAR...
Dentro dos planos de Deus, seremos felizes com aquilo que temos hoje é na expectativa em fé do que Ele nos dará amanhã, pois Deus sempre tem o melhor para os seus.

0 comentários:

Postar um comentário