quinta-feira, 9 de abril de 2015

Páscoa


Mateus 26:69-74 Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu.Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem.
E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.
Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.


          Quando olhamos para essa cena tão triste, nem pensamos que poderia ter sido evitada.
        Momentos tristes, dolorosos ou frustrantes em nossas vidas nos cegam, e em geral perguntamos onde Deus está? Ou porque Ele permitiu isso!
         Como Pv 19:3 (A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o Senhor) Ec 7:29 (Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias) nos mostram, Deus fez o homem correto, este se meteu em males!Como aqui, no caso de Pedro.
        Esse momento poderia ter sido evitado, como muitos outros em nossas vidas, se atentássemos à correções.
Mt 26:31-35 - Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.

          Mas quem gosta de ouvir correções?
          Quem gosta de ser repreendido?
          Quem gosta de ter suas fraquezas expostas?
          Quem gosta de ouvir que vai pecar?
        Ninguém!  Pelo contrário, gostamos de ouvir a respeito do que somos bons, gostamos de ter nossas força exaltadas e o que não somos bons, não gostamos de tocar no assunto.
   Nossa sociedade tem ensinado assim. Pais brigam com professores que repreendem seus filhos, trocam de escolas quando os educadores são exigentes ou apontam os erros no caráter da criança. Pais não aceitam que seu filhos podem demonstrar falhas no caráter, pelo contrário, os ‘amigos’ sempre são culpado! Pois é, vivemos numa sociedade perita em culpar o próximo pelos seus erros. Uma sociedade que, como Pedro, ao ser repreendida, repele a repreensão e acusa o repreensor. Uma sociedade que, assim como Pedro, perde a oportunidade de ser livre de grandes males. 
      Mas o que isso tem a ver com Páscoa?
   Pascoa é ressurreição. Cristo ressuscita porque morreu pela humanidade.
    Uma verdade que não nos pesa tanto, afinal, Ele morreu pelos pecados dos homens. Foi pela humanidade toda, não nos é tão pesado assim, não sou apenas eu. E eu sou o melhorzinho.
     A Páscoa, como tantas outras verdades bíblicas tem perdido seu sentido real, pois, como Pedro, os homens não gostam de assumir que precisam de Deus, e comemorar uma páscoa da ressurreição seria ter assumir que Ele morreu pro alguém, que poderia ser eu.Então fala-se de um coelho e come-se chocolate, perde o sentido e tudo bem. Melhor, menos pessoal, menos culposo, sem dor. Entretanto...
  Sem dor, sem arrependimento, sem perdão e sem salvação, afinal essa só vem quando reconhecemos nossa parcela de culpa no pecado. Davi em 2Sm 12:7,13
          Está na hora de assumirmos nossa parcela d culpa. 
     Está no hora de nos arrependermos dos nossos pecados e confessar Àquele único capaz de perdoa-los, Jesus Cristo que morreu, mas que ressuscitou e hoje, à destra de Deus, vive a interceder por àqueles que reconhecem suas culpas e o perdão na Sua morte e ressurreição.
        Que a Páscoa continue viva e eficaz em nossos corações.
        Deus Abençoe
        Pr Patrícia


0 comentários:

Postar um comentário