segunda-feira, 3 de novembro de 2014

3º Congresso da Vitória - Mudança - Dia 1

Plantando sonhos e colhendo realidade – Mudança Mt 13:1-8;18-23   
                   
Esse é o primeiro dia do Congresso.
Qual é o seu sonho? Cada um aqui tem o desejo de materializar, alcançar algum sonho. Falaremos de vários passos que nos ajudarão nessa colheita, entretanto é imprescindível que creiamos e possamos visualizar onde queremos chegar. Se não existe fé no futuro, não há poder no presente.
            Há basicamente 3 tipos de pessoas:
1 – Os perdedores – são aqueles que evitam as lutas e desafio.
2 – Os que desejam seus sonhos – esses são os que vivem lutando contra as dificuldades
3 – Os que alcançam seus sonhos – esses são os que crescem diante de desafios e dificuldades que enfrentam
O que esses três tem em comum? Lutas e desafios. Seria ilusório pensar que não as teríamos ou que quando não tivermos lutas, ai sim seremos felizes. Precisamos encarar, enfrentar e assim alcançar nossos sonhos. Muitos de nós calculamos o tamanho das nossas dificuldades à luz de nossos próprios recursos, então nem nos esforçamos tanto e por isso, fracassamos. Precisamos confiar mais em Deus e olhar menos para nós.
As atitudes que tomamos diante de Deus ao longo da vida, vão construindo nossa existência nesse mundo. Nossas atitudes, comportamento com relação ao próximo e a Deus, a obediência às Escrituras são passos  que damos em direção à colheita que teremos no nosso amanhã.
Nessas semanas seguintes, veremos alguns passos que podem nos guiar à colheita do que almejamos. Dentre eles estão
1 - MUDANÇA - um dos grandes erros da humanidade é esperar algo novo fazendo tudo igual! Alguém que quer vitória entende que mudanças, ações são necessárias e tem os olhos fixos no futuro visualizando o que deseja. (parábola do semeador Mt 13)
O texto sugere (v23) que quem frutifica é o que ouve e obedece, ou seja, muda de atitude em relação ao que estava fazendo.
Todos desejamos ter vitória, porém em várias áreas de nossa vida temos travas. Não nos abrimos para novidades. Muitas pessoas não se abrem para ideias, novos ideais e nem para o mundo ao redor, vivem presos em ideologias e dogmas, estilos de pensamentos e tradições que as tem levado a derrotas que produzem desânimos e mesmo assim elas brigam com quem tenta mostrar que a mudança é necessária! A abertura para novos métodos de pensar e agir são indispensáveis para vitória. Algumas pessoas têm visto família se destruindo em brigas, rebeldias dos filhos. Outras têm perdido emprego de anos e ainda assim continuam fazendo tudo igual! Dizem: A culpa é da minha esposa/marido. Eu não tenho tempo pra nada, se eu não trabalhar não tenho dinheiro. Meu chefe não ajuda em nada. Essa e outras frases são até comuns, mas não produzem coisas boas. Elas geram comodismo e desanimo. As justificativas tiram a força de lutar, torna as pessoas acomodadas. Pessoas perdem emprego de anos, pois nunca se reciclam, não aprendem algo novo e são trocadas por novos, então elas dizem que o diabo as atacou, mas na verdade a vida delas não tem produzido mudanças. Mulheres são acomodas em afazeres de casa e não criam nada novo. Ficam robotizadas no mesmo cardápio e a família aos poucos perde o ânimo. Temos que pensar novo e produzir alegria e interesse nas pessoas.
2 – Exercitar a consciência –  Rm 9:1 Todos somos munidos de consciência, eu sei que alguns a gente pensa que não, mas a bíblia diz que sim, então acredite! Consciência é a faculdade que Deus nos deu para nos conhecer melhor  e para discernir o certo do errado - A consciência pode não ser o juiz final de nossas acusações, mas é um bom indicador. E o Espírito age através e influencia a nossa consciência.
O bom uso da consciência melhora e muito nas ações que a gente toma. Vejamos o que a bíblia fala sobre esse tema:

Rm 2.14-15 – A consciência pode ser como um promotor, acusando-nos de nossos pecados. Mas também tem um papel positivo de nos defender que estamos corretos mesmo diante de acusações. A Escritura coloca a falta de uma consciência desenvolvida como um atributo infantil. Entender o papel da consciência é indispensável à maturidade cristã.
Hb 10.22 – Mas podemos ter uma consciência má, a qual nos acusa de fazer o mal, mas não nos leva a fazer nada a respeito disso.
1 Tm 4.2 – Se você ignora sua consciência por muito tempo, sua consciência má se tornará cauterizada.
Tt 1.15 – Há também uma consciência corrompida, que não consegue discernir entre o certo e errado e você começa a celebrar o que é mal e condenar o que é bom.
1Co 8.7-13 – Há também o que Escritura chama de consciência fraca, que é quando nos sentimos culpados de algo que não é inerentemente indigna. Tornamo-nos muito meticulosos com coisas que não são necessariamente errada
1 Pe 3.16  Nosso objetivo é ter uma consciência boa e tranquila, mediante as ações condizentes com a Palavra de Deus. Duas coisas que devemos fazer para ter uma boa consciência:
1) Abandone o pecado quando sua consciência diz que o que você vai fazer é errado. Se você está vendo um filme e está se sentindo mal e ficaria envergonhado se alguém visse você, então simplesmente deixe de ver. Quando ignoramos a consciência nos colocamos em grande perigo. Nós nos tornamos uma pedra de tropeço diante de outros crentes quando o incentivamos a ignorar sua consciência, mesmo que não seja algo absolutamente errado.
2)  Hb 9:14 Volte-se a Cristo, quando sua consciência lhe acusar de algo que você fez. A consciência é para ser nossa amiga, pois Deus a deu para nos levar a cruz. Dependendo de como você foi criado, você pode ter uma consciência muito sensível, se sentindo constantemente uma falha. Não é para isso que Deus lhe deu sua consciência. Outros já tem uma consciência cauterizada que não percebem os perigos do pecado. Você é chamado para ter uma consciência limpa e não inexistente.
1Co 4.4  Acima de todas as coisas está Deus!
Seja comprometido com a mudança
MUDANÇA – é o ponto para alcançarmos vitória. Rm 12:2 - Metanóia

Diz-se empresarialmente que o 7º erro capital é não estar aberto a mudanças. Se não mudarmos continuaremos obtendo o mesmo resultado, pense nisso! O que não está indo como você quer? Então mude as coisas.  

Tenha fé, perseverança, não desista. Deus te abençoe        
Pr Patricia Nanni 

                                     

0 comentários:

Postar um comentário