segunda-feira, 16 de setembro de 2013

FAMÍLIA SEM PAI NEM MÃE

   Entre todas as criações de Deus; a família é a mais bela de todas. Ela é uma comunidade que se inicia com 2 pessoas crescendo para o minimo de 3 e o máximo de onde suas condições alcançarem, já vi comunidades essas de 18 pessoas. Porque cito-as aqui como comunidade? Em meio a família temos a oportunidade de desfrutar do exercício diário do amor, da paciência, da misericórdia, do bom testemunho, do zelo, da amizade, da intercessão, entre milhares de outras coisas que nos igualam a uma comunidade.  De uma forma mais sábia, a comunidade no sentido Sociológico é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas (num ambiente cristão, essas normas são os ensinamentos de Deus), geralmente vivem no mesmo local (na mesma casa), sob o mesmo governo (o pai como cabeça, debaixo da vontade de Deus) ou compartilham do mesmo legado cultural (o costume de ir a igreja, participar das reuniões...) e histórico (sua família).
   Com o mundo a cada dia dando mais e mais lugar ao diabo e seus frutos pecaminosos, muitos dos princípios do verdadeiro evangelho estão sendo banalizados, inclusive essa tão linda comunidade chamada Família. Hoje em dia e quase difícil encontrarmos uma família completa com pai, mãe e filhos caminhando bem e desempenhando seus propósitos. E infelizmente quando a família é posta dentro da igreja como tema de ministração ou aconselhamento, fecham-se as portas para os outros "estilos" de família que foram sendo adaptados ao longo desses últimos anos.
   Pai e mãe solteiros, hoje em dia é algo comum e que as vezes funcionam bem melhor do que uma família completa, e nem por não serem completos, deixam de família. Ou você prefere dizer a um pai que batalha pelo seus filhos sozinhos que ele não é a família de  seus pequenos? Pois é, acho que não né!
   E o que falar de um vizinho, que cuida de seus filhos quando você precisa urgentemente sair? E os avós que cuidam dos netos? Os tios? Os amigos? Acha que se houver um culto, congresso de família, com ensinamentos do Senhor de como cuidar, como criar, o que fazer em determinados momentos, conseguindo assim mais habilidade e conhecimento para a melhor educação a se dar; essas pessoas não precisam aprender? Não precisam ouvir sobre isso? Eu creio que sim. A partir do momento em que a pessoas é um colaborador do bom desempenho da família ela precisa sim, saber mais e mais do que fazer de acordo com a Palavra. 

   Dentro desta comunidade do propósito Divino, consideremos os papéis que Deus atribuiu aos homens, mulheres e filhos:
   "Homens: Esposos e Pais"
   A responsabilidade dos esposos é bem resumida em Efésios 5:25: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela". O esposo tem que colocar as necessidades de sua esposa acima das suas próprias, mostrando devoção desprendida aos melhores interesses da "parte mais frágil" que necessita da sua proteção. Ele tem que trabalhar honestamente para prover as necessidades da família (2 Tessalonicenses 3:10-11; 1 Timóteo 5:8).
Os pais são especialmente instruídos por Deus para preparar seus filhos na instrução e na disciplina do Senhor (Efésios 6:4). Este é um trabalho sério e, às vezes, difícil, mas com resultados eternos! 
"Mulheres: Esposas e Mães"
   Uma esposa tem um papel muito desafiador no plano de Deus. Ela tem que complementar seu esposo como uma auxiliar submissa, que partilha com ele as experiências da vida. As pressões da sociedade moderna para rejeitar a autoridade masculina não obstante, a mulher devota aceita seu papel como aquela que é cuidadosamente submissa ao seu esposo (Efésios 5:22-24; 1 Pedro 3:1-2). As mulheres de hoje em dia que rejeitam este papel dado por Deus estão na realidade difamando a palavra dele (Tito 2:5).
   Deus instrui as mulheres para mostrarem terna afeição aos seus esposos e filhos, e a serem honestas e fiéis donas de casa (Tito 2:4-5). Apesar dos esforços de algumas pessoas para desvalorizar o papel das mulheres que são dedicadas a suas famílias, Deus tem em alta estima a mulher que é uma boa dona de casa e uma amorosa esposa e mãe. Tais mulheres devotas são também dignas de respeito e apreciação de seus esposos e filhos (Provérbios 31:11-12,28).
   "Filhos: Seguidores Obedientes"
   Deus também definiu o papel dos filhos. Paulo revelou em Efésios 6:1-2 que os filhos deverão:
1. Obedecer a seus pais. Deus colocou os pais nesta posição de autoridade e os filhos têm que respeitá-los. Muitas pessoas consideram a rebeldia de uma criança como uma parte comum e esperada do "crescimento", mas Deus coloca-a na lista com outros terríveis pecados contra ele (2 Timóteo 3:2-5).
2. Honrar seus pais. Os pais que sustentam, instruem e preparam seus filhos devem ser honrados. Jesus mostrou que esta honra inclui prover as necessidades dos pais idosos (Mateus 15:3-6).  

   A família perfeita é sim ainda o plano perfeito de Deus. 
   Se você não tem a sua de forma perfeita, busque em Deus para que Ele te ajude a corrigir isso. Deus quer que sejamos família, e que essa nossa família seja Pai Mãe e Filhos. Mas não deixe de forma alguma os ensinamentos de como ser família fechado as pessoas que te auxiliam no tratamento, ou no desenvolvimento de sua atual família.  

Um comentário:

  1. Amém! que as portas não se fechem em meio aos Cristãos para falar sobre família com aqueles que não se enquadram no padrão dado por Deus. Podem não estar no padrão, mas isso não significa que um dia não vão chegar a serem perfeitos. Deus sempre esta do nosso lado.

    ResponderExcluir