quarta-feira, 1 de maio de 2013

Autoconceito: como você se vê?


 Povo de Israel Nm 13:33   //   Jefté Jz 11 // Gideão Jz 6:15...



Nossa sociedade é extremamente voltada para questões como produtividade, racionalidade e objetividade, o que faz muitos negligenciarem o que são por dentro. Analisar as emoções e aprender lidar cm elas,  é como se nos levasse a perder a capacidade produtiva!
Negar a raiva, alegrias, ira e descontroles não as faz desaparecer. Quando elas aparecem não sabemos como lidar, e as ignorar torna-nos amargurados, frustrados desanimados e desmotivados.
A percepção que uma pessoa tem de si mesmo tem um papel muito importante em suas vidas. Se temos uma visão realista acerca de nós mesmos, de nossas capacidades e limitações, teremos atitudes condizentes com que queremos alcançar, se a visão é distorcida, isso influência negativamente. Ou seja, o bom autoconceito ajuda a encarar e enfrentar positivamente os desafios que a vida impõe, o mal, por sua vez, faz com que encaremos tudo como uma grande luta, grandes ameaças, medos e insegurança.

Atitudes que podem ajudar você a se conhecer e se aceitar melhor de maneira eficaz e sólida, e superar adversidades

1 – IDENTIFIQUE AQUILO QUE VOCÊ DESEJA REALMENTE ALCANÇAR Uma boa dica para uma vida melhor é você identificar quais os seus verdadeiros objetivos. Quando caminhamos pela vida sem objetivos definidos, ficamos à mercê de uma série de influências que podem nos levar ao rebaixamento da nossa autoestima. Quando não sabemos direito aonde queremos chegar, pode acontecer de nos compararmos negativamente com todas as pessoas, pois não sabemos qual o valor das nossas ações para o alcance de nossos objetivos, visto que nem sabemos na verdade quais são esses objetivos. Portanto, se você deseja melhorar a sua vida, comece a identificar os seus objetivos, e trabalhe para alcançá-los.
2 – RECONHEÇA QUE VOCÊ NÃO É PERFEITO - Pelo fato de sermos imperfeitos, precisamos estar sempre em movimento, sempre buscando maneiras de crescer, isso acaba por dar um sentido à vida, pois nada está terminado. Precisamos lutar para conseguir alguma coisa, e isso acaba nos dando a energia necessária para caminhar rumo a um sentido, um sonho, um objetivo. Se fôssemos perfeitos, não teríamos o que desejar, pois seres perfeitos não desejam, tem e são tudo!
3 – RECONHEÇA AS SUAS REALIZAÇÕES E SE TORNE GRATO POR TER SIDO CAPAZ DE CONSEGUI-LAS - Liste aquelas coisas que você considera como vitórias. Lembre-se o quanto elas foram importantes para você e o que lhe trouxeram de positivo. Não use como desculpa algo como "Eu não realizei nada importante". Liste aquelas coisas que você considera como vitórias. Lembre-se o quanto elas foram importantes para você e o que lhe trouxeram de positivo. Não use como desculpa algo como "Eu não realizei nada importante". Essa frase que você não deve se render a ela. Se você considera que suas realizações foram insignificantes, não se deixe levar por essa crença, registre suas realizações e reflita sobre o que elas lhe trouxeram de realmente positivo, você se surpreenderá com o poder que suas realizações têm para lhe dar.
4 – IDENTIFIQUE AS SUAS VERDADEIRAS HABILIDADES - É importante termos consciência daquilo que conseguimos fazer e daquilo que não conseguimos de fato fazer. É importante também saber o que precisamos aprender.
5 – COMPROMETA-SE COM AS SUAS ESCOLHAS - Construir a autoconfiança é um processo que exige esforço, dedicação e algum sofrimento. Se você não se comprometer com a sua escolha de se tornar uma pessoa mais autoconfiante, pode vir a desistir de tudo quando surgir os primeiros obstáculos. Portanto, faça um compromisso com você mesmo, e capacite-se para se tornar mais forte para superar todos os desafios que surgirão no seu caminho. Só você será capaz de manter-se motivado para continuar a investir no seu desenvolvimento.
6 – IDENTIFIQUE AS CIRCUNSTÂNCIAS EXTERNAS QUE LEVAM VOCÊ A AGIR IMPULSIVAMENTE - Sugiro que faça uma lista com todas as circunstâncias que já percebeu que promovem o seu comportamento impulsivo, na frente delas, coloque o que pode ser feito para diminuir as possibilidades de você perder o autocontrole. Dessa forma você conseguirá ter mais consciência sobre o que pode fazer para agir de maneira menos impulsiva.
7– FIQUE ATENTO À SUA TENDÊNCIA AO IMEDIATISMO - O ser humano é bastante imediatista, quer receber prazer e benefícios o mais rápido possível. O problema é que nem sempre o que oferece benefícios imediatos é o melhor para nós. Muitas vezes agimos impulsivamente com a desculpa de que conseguiremos excelentes resultados muito rapidamente, contudo, muitas vezes sofremos graves consequência a médio e longo prazo.

Isaias 43:18,19 - Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo ã luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

0 comentários:

Postar um comentário