terça-feira, 20 de novembro de 2012

Em Obras!

  A cidade está em obras! (Frtaleza/Ce) Devido á Copa de 2014 muitas obras estão sendo feitas visando à melhoria do trânsito na cidade.
      Viver numa cidade em obras não é fácil! Na verdade é um transtorno! Desvios, congestionamentos, poeira, barulho... O trajeto feito todos os dias para ir ao trabalho ou à escola já não pode ser o mesmo, hábitos vão sendo mudados. Uma dose de paciência e sacrifício é necessária para que o projeto seja executado e nós mesmos sejamos beneficiados.
      Nós, cristãos, também estamos em obras e semelhantemente ao que acontece com as obras da cidade muitas vezes geramos incômodo àqueles que nos rodeiam, seja porque Jesus ainda está  trabalhando em nós e alguns esperam que já estejamos acabados, seja porque nossas obras já estejam adiantadas e por isso mesmo incomodem quem estava acostumado ao velho padrão.
      O fato é que para que uma obra seja excelente é necessário que haja um bom engenheiro, construtores que saibam o que fazer e o material adequado. Na vida do cristão não é nem um pouco diferente: Deus é o engenheiro, o Espírito Santo o construtor e nós o material.
      Cabe ao engenheiro o projeto, estabelecer como deve ficar a obra finalizada de maneira que atenda o propósito para o qual foi concebida. O construtor põe a mão na massa e executa, passo a passo, as orientações do engenheiro. Às vezes quando observamos uma obra em andamento não conseguimos compreender como toda aquela aparente bagunça vai se tornar uma jóia da arquitetura, mas o construtor sabe o que faz e no final tudo dá certo.
      Deus nos projetou para sermos algo muito diferente do que somos hoje. A Palavra nos garante que enquanto aqui estivermos ainda estaremos em obras, para que sejamos transformados naquilo que fomos concebidos para ser: a imagem de Jesus. O Espírito Santo trabalha incansavelmente para este propósito e ás vezes olhamos para nós ou para nossos irmãos e não conseguimos compreender tudo o que o construtor está realizando, mas precisamos confiar que no final a obra estará perfeitamente acabada.
      Para que isso aconteça, porém, é preciso que o material seja adequado: obediente e moldável. Você já pensou se numa obra o chão se negasse a ser cavado ou se o velho asfalto esburacado se agarrasse onde está e se recusasse a sair para dar lugar ao novo? Muitas vezes nós fazemos assim, nós, o material, nos recusamos a ser moldados pela mão do construtor e atrapalhamos os planos do engenheiro, trazendo atrasos à obra e prejuízos a nós mesmos. É preciso que concordemos em deixar que a sujeira seja retirada, que os velhos hábitos que não agradam a Deus sejam quebrados. Em alguns momentos será preciso cavar fundo, ser honesto em fazer uma análise de nossas motivações e com certeza será necessário que as bases sejam firmadas no local correto: na rocha que é Jesus.
       Parece muito difícil, mas não se angustie! Como a outra reforma esta também demanda tempo e paciência. Não se constrói um edifício num dia. Se os construtores desanimassem, nunca veríamos as lindas obras que saem de suas mãos. Nós também temos que nos animar vendo o progresso do que Deus está fazendo em nossas vidas dia a dia. Ainda não somos o que deveríamos ser, mas se estamos com Jesus, certamente estamos mais próximos disso do que estávamos há um ano, e continuaremos avançando...
      Reformas custam caro, custam esforço, custam sacrifício, custam obediência. A obra que Deus faz em nós também custa tudo isso e o preço pago por ela foi caríssimo, preço de sangue, preço de amor. Jesus deu sua vida por ela, portanto saiba, vale a pena ser material moldável nas mãos do Senhor!





2 comentários:

  1. muito bom o texto.Glória a Deus.Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Нave yоu ever thought about writing an e-book or
    guest аuthoring on оtheг ωebsites?
    I have a blog centeгed on thе same ideas yοu discuss and would love to have yоu shaгe some stories/informatіon.
    Ι knоw my ѕubsсrіbers would enϳoy your work.
    If yοu are еνen remotely interested, feеl free to
    shoot mе an e-mаil.

    Ηave a look at mу web blog click through the following web site
    Also see my website > V2 Cig Review

    ResponderExcluir