domingo, 6 de novembro de 2011

Bases para vida melhor




Quantas vezes já vimos igrejas sendo destruídas, organizações sendo despedaçadas, pessoas tão feridas interiormente que se tornaram irreconhecíveis. Quantas vezes vemos rebeliões e revoltas em coração anteriormente calmos e amáveis. Quantas vezes nos perguntamos como e porque isso ocorre?
Maldito o homem que confia no homem! Jeremias 17:5
Nossa vida é construída sobre bases nas quais confiamos. Bases constituídas por conceitos, experiências, confiança e pessoas.  Enquanto essas bases sustentam nossos planos e sonhos, tudo bem, o problema começa quando elas se fundem e começam a ruir. Conceitos são mudados pelo tempo e maturidade. Experiências são completamente volúveis ao nosso estilo de vida. Nossa confiança se firma ao nosso conhecimento da causa ou da pessoa e as pessoas.  Bem essas são as mais instáveis de todas e nunca podemos construir NADA sobre elas.
Parece incrível, mas a base insólita é a mais usada, por isso vemos tantos sonhos destruídos e tanta gente ferida e ferindo por ai.
A grande revolta das pessoas que temos que lidar continuamente é porque elas se entregam, sonham e planejam sobre outros que também estão fazendo o mesmo sobre outros que estão fazendo o mesmo... Um ciclo sem fim e inconfiável, podendo se despedaçar a qualquer momento.
Pessoas mudam de igreja em igreja, de visão em visão. A cada sincera tentativa, se lançam às mãos de outros, abrindo-se e confiando cegamente na esperança de que dessa vez encontrarão o porto seguro que procuram. Porém a cada uma delas, a certeza de que nada bom acontece e que todo homem é falho, só tende a aumentar. Muitos nessa busca se perdem no meio do caminho e chegam ao ápice de apostatarem da fé. Outros, entretanto encaram uma frustração e a vivem até o fim de suas vidas, certos de que realmente a vida nessa terra é formada por traições.
Tudo isso mostra apenas que não aprendemos onde devemos fincar nossas bases e colocar nossa vida. Deus disse que somos amaldiçoados cada vez que construímos sonhos, fazemos projetos ou descansamos nos braços humanos.
A confiança cega do ser humano sobre outrem me fez lembrar outro texto da bíblia: Salmos 115:3-8 Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam.” O espirito da idolatria nos ronda sempre. Adoramos coisas que por natureza não podem nos ajudar.  O pior é que pela idolatria não conseguimos ver o que acontece, somos segados pelo espirito então culpamos sistema, a escola, a empresa, a igreja e as pessoas. Não vemos o que na realidade está acontecendo, que estamos sendo amaldiçoados pelo objeto de nossa adoração.
Como cristãos que não mais usamos imagens em nossos cultos, achamos que estamos livres da idolatria e não vigiamos mais contra isso, porém idolatria não é uma imagem, mas um espirito que tenta nos desfocar do Único que merece ser adorado e que por Sua adoração somos supridos, guardados e sarados, Jesus! Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17:7,8. Os que adoram a Jesus de forma genuína não se abalam com facilidade. Não se revoltam e não se sentem traídos, abandonados e plenamente frustrados, pois ainda que essas coisas por vezes os sobrevenham, eles estão alicerçados em algo superior e inabalável que é Deus. A busca cessa e os medos se desvaem com o tempo. O que os resta é a busca pela Palavra e direção de Deus.
O nosso coração é enganoso (Jeremias 17:9), vive em uma busca constante por se satisfazer. Muitas vezes essas buscas são sinceras, porém por serem guiadas pela carne (coração) e não por Deus, elas nos põem em difíceis situações que trazem mais problema que solução.
Jeremias (17) encontrou no meio do juízo de Deus, a resposta da causa da terrível fase pela qual Israel passara e passaria. Causa: idolatria, por confiança, esperança e adoração naquilo que não é Deus. Consequências: mortes, pobreza, abandono, desespero, angustia, falta de paz e dor. Solução: arrependimento e por de volta a confiança no Senhor.
Onde está sua confiança? Onde você construiu seus mais pros e sinceros sonhos? Qual a razão de sua revolta? De onde vem grande parte de suas frustrações? Resposta: .......... pois é, esse é seu objeto de idolatria.
Que tal se voltar pra Deus agora. Confessar, se arrepender e pedir a Deus ajuda pra mudar. Pode ser que a mudança seja lenta e dolorosa, mas ainda assim, ela é melhor que o juízo de Deus.
Deus diz para o povo (Jeremias17:21-27) voltar-se a Ele. Valorizar o culto e o serviço ao Senhor. A idolatria pelo dinheiro, auto sustento e vaidades da vida também fazem com que o culto a Deus seja negligenciado, gerando perdas e juízo.
Jeremias não parou por aqui. No capitulo 18, Deus o leva para a casa do oleiro. Uau! Lugar difícil.
Lugar onde somos quebrados. Onde realmente perdemos nossa forma. Forma de pensar, de agir e de ser. Lugar onde nos tornamos irreconhecíveis. Lugar onde Deus nos torna como Ele quer.

Muitos fogem das mãos do oleiro. Muitos temem deixar de ser quem são, então endurecem seus corações e, como o vaso de barro depois de seco não se pode mais mudar, eles rijos, são lançados ao acaso e se caem, quebram sem poder reverter.
Ainda que em dores, permita que a água da Palavra unte sua vida que é o barro e possamos ser maleáveis nas mãos de Jesus, o habilidoso oleiro que quando nos toca nos torna em Sua imagem e semelhança.
Prosperidade, honra, paz, gozo e satisfação apenas emanam do Trono do Poderoso Deus. Fora disso, você sabe onde está... volte!
Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17:7,8
Matthew 7:24… 24 “Therefore everyone who hears these words of mine and puts them into practice is like a wise man who built his house on the rock. 25 The rain came down, the streams rose, and the winds blew and beat against that house; yet it did not fall, because it had its foundation on the rock. 26 But everyone who hears these words of mine and does not put them into practice is like a foolish man who built his house on sand. 27 The rain came down, the streams rose, and the winds blew and beat against that house, and it fell with a great crash.”

0 comentários:

Postar um comentário