segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Os Temperamentos


 É UM ESTUDO GRANDE MAIS VALE A PENA, VOCE SE CONHECE, CONHECE SEUS IRMAO E MELHOR AINDA, COM A AJUDA DO ESPIRITO SANTO, SE CONHECENDO SABE O QUE PRECISA OU NAO MUDAR E APRIMORAR NA SUA CAMINHADA EM BUSCADA SANTIDADE DO PAI!

TEMPERAMENTOS


Temperamentos são qualidades que já nascem com o individuo, é genético, ou seja, é
aquilo que não é aprendido. Sobre o temperamento não temos domínio, pois pode e deve ser mudado Pelo Poder do Senhor Jesus. Todas as pessoas nascem com 1, 2, e até 3 temperamentos.
São características, traços adquiridos por influência dos pais antes do nascimento, pois o temperamento é herdado, já nascemos com ele e este aponta para as nossas disposições naturais, gostos e preferências.
Enquanto que o caráter é adquirido por hábitos o temperamento é adquirido geneticamente, não é fruto de uma escolha, sua, o temperamento não pode ser trocado, mas pode ser
 TRANSFORMADO.
Tudo isso é genético vem dos pais, dos avós, dos bisavôs. Quantos de nós não desejaria ser diferente, mais alegre, comunicativo, ou mais quieto, moderado no falar. Isso dá-se pelo nosso temperamento.
Deus criou a terra com variedade de peixes, plantas, animais, etc .
Onde podemos nos maravilhar de como se diferem a criação de Deus.Com relação ao homem além da raça, temos em cada pessoa o seu temperamento que supre cada ser humano com as qualidades marcantes de singularidade que o tornam tão individualmente diferentes de seus semelhantes.
O temperamento é a combinação de características que afetam o procedimento de uma
pessoa, cada temperamento tem suas qualidades e suas fraquezas.
Podemos ter muitas variações com relação ao temperamento, mas basicamente podemos
separar 4 grupos de temperamentos, que são:



AS EXPRESSÕES QUE COSTUMAMOS OUVIR "A PESSOA TEM TEMPERAMENTO
FORTE"
É UMA FRAQUEZA DE SEU TEMPERAMENTO QUE ELA NÃO CONSEGUE CONTROLAR.
Todo temperamento tem suas fraquezas e qualidades, para vecermos as fraquezas devemos
deixar que o Espírito Santo controle o nosso temperamento.


COMO TER TRANSFORMADO
MEU TEMPERAMENTO?
-Procure descobrir o seu temperamento, para que você possa se conhecer melhor;
-Procure descobrir o temperamento das pessoas de seu convívio, para que você possa entende-las melhor, às vezes essas são as causas de muitos atritos, conhecendo o temperamento delas você passará a respeita-las;
-Entenda que não existe temperamento melhor ou pior todos foram criados por Deus;
-Entenda que você foi criado exatamente como Deus queria que você fosse, pois você
não é uma obra do acaso (Sl 139:16);
-Dependa de Deus para ajuda-lo em sua transformação, pois lembre-se você está em
obras (Fp 1:6);
-Ore e peça a Deus que lhe ajude a condensar suas atitudes e comportamentos, e
principalmente a entender aos outros;
-Busque no Espírito Santo de Deus a sua transformação, a palavra de Deus diz que devemos (Pedir, Pedir), Isso quer dizer que você deve insistir em sua busca, não desista no primeiro deslize, você está em processo de transformação, porém não conforme-se com os erros, uma obra para ser acabada, ela preciso estar perfeita, quando Deus te quebrar, entenda que é para fazer de novo, mais forte e vistoso, assim como em uma construção, quando o pedreiro nota uma parede errada, fora do prumo, ele quebra-a e fortalece as bases, as estruturas, refaz a parede que por sua vez por está mais firma, aparente mais bonita. É assim que Deus estará trabalhando na transformação do seu temperamento, consertando suas falhas e fazendo de você uma NOVA CRIATURA EM DEUS.
Existem quatro tipos de temperamentos:
1-SANGUÍNEO:
  • Ele tem o poder de Deus para viver no presente. Todos nós devemos fazer isto, mas raramente o fazemos. Alguns vivem no passado, então são memórias que tomam a sua atenção. Alguns vivem de futuro, então são ansiedades que os pegam. Ambos os tipos impedem de viver uma vida real que é para viver no presente.
  • O sangüíneo encontra facilidade para entrar nos sentimentos, pensamentos e interesses dos outros. Isto é por causa da sua aberta receptividade para impressões de fora e sua natureza emocional. Por causa do seu poder de se adaptar, ele anda facilmente e naturalmente entre todos os tipos de pessoas. Intuitivamente ele entra pelos sentidos na vida de outros e seus interesses, é porque isto toca na sua vida emocional, ele pode falar com o povo com verdadeiro entusiasmo;
  • Ele tem potencialidades especiais para viver uma vida rica. Tem um olho aberto para as riquezas da vida. Ele vive, vê, ouve, percebe mais do que os outros. Ele tem um olho para formas, cores, para a natureza, arte, povo, animais e plantas, para o grande e pequeno. Sua vida está cheia não somente com muitas impressões, mas com impressões diferentes e sempre mudando. Por isso nunca tem tempo de ser monótono inerte.
Fraquezas do sangüíneo
  • É transitório e muitas vezes superficial. Isto é porque ele é uma pessoa do presente.. Ele goza a impressão enquanto ela dura, mas quando são seguidas novas impressões, ele termina as anteriores. Elas têm servido seu propósito e ele não tem mais uso para elas. Ele pode ser tão amável, alegre quando encontra com um amigo, que se pode pensar que ele não tem outros amigos, mas quando encontra com outro amigo na próxima esquina, ele se apresenta da mesma maneira com que se apresentou ao primeiro amigo. Ele tem a capacidade de interessar outros. Suas emoções são facilmente agitadas.
  • Ele é inconstante. Não queremos dizer que ele é falso ou hipócrita e muito menos mentiroso ou irresponsável. Nada disso. Sem desejar, ele esquece suas promessas e seus deveres porque no momento está certo para cumprir, mas logo estes interesses são esquecidos. Sua vida consiste em propósitos bons, porém incompletos.
Disciplina própria para o sangüíneo:
  • O primeiro dever é esclarecer que é nosso temperamento que impede de nos chegar a Deus e que causa dano na nossa vida.
  • As falhas do sangüíneo são abertas para todos fora dele. Nele falta firmeza espiritual, domínio próprio, é facilmente intoxicado por todas as experiências e perde a firmeza e estabilidade, coerência e a continuidade na sua vida. Logo, orar por ele é crucial para que o Espírito Santo desça sobre ele e lhe dê domínio próprio, firmeza espiritual e todos os outros dons que o Espírito quiser lhe dar.
  • Ele precisa de treinamento com perseverança (1 Co 9:27). Um sangüíneo bem disciplinado torna-se um bom e valioso crente.

2-FLEUMÁTICO

O fleumático tem o temperamento sereno e uniforme. Nenhuma fase especial é efetuada pelas impressões de fora. Ele tem aquela calma e não é surpreendido como o sangüíneo, nem magoado como o melancólico.
A força do fleumático
  • Ele é bondoso, calmo e é agradável. É pacífico. Deseja o menos possível preocupação e não entende por que outros ficam tão agitados acerca de coisas pequenas. E não fala muito.
  • É digno de confiança porque é calmo e tem tempo para pensar completamente. O que faz é bem feito, não é descuidado, pode resolver e agir, mas nem sempre está disposto. Precisa de alguém para iniciá-lo.
  • Tem uma mente prática, não é tão profundo no pensamento como o melancólico, mas com calma considera todos os lados. O fleumático é tão desapaixonado que tem mais liberdade no pensamento, as coisas ou impressões não influenciam tanto. Ele evita a perda de tempo, tem gênio calmo e sereno e intelecto prático. Tem muita potencialidade como conselheiro.
As fraquezas do fleumático
  • Ele é vagaroso – isto é relacionado com a sua atitude com o mundo fora. Nada o surpreende e nada o espanta, nada agita as suas emoções, está sempre observando quietamente; espectador quieto. Isto pode irritar muito a vida. Ele age positivamente contra inquietação e emoção. Se o sangüíneo está muito animado, o fleumático torna-se frio. Se o melancólico é pessimista sobre as dificuldades do mundo, o fleumático torna-se mais otimista do que nunca e por isso causa raiva aos outros.
  • Sua preguiça – ele é mais preguiçoso do que qualquer outro. O sangüíneo e o colérico são ativos, o melancólico é ativo nos seus pensamentos, mas o fleumático evita todos os esforços.
  • É oportunista.
  • É frio, mas não duro ou cruel como o colérico. É amável e pacífico quando alguém pede auxílio, mas prefere não se interessar.
  • É indiferente.
Disciplina própria para o fleumático
  • É primeiramente seu amor por tranqüilidade que precisa combater.
  • Precisa combater a indiferença. Se o fleumático começa a exercitar um amor para servir seu coração se abrirá mais e mais, para as necessidades e dificuldades de outros, e ele achará que ultrapassa o gozo natural de uma vida calma e serena. Começa a entender o gozo do puro amor através de ajuda aos outros.
3-MELANCÓLICO:
  • Ele tem uma alma de alta qualidade e rica. Sua alma não é somente admirável, mas profunda, portanto, muitos dos grandes artistas são deste tipo.
  • Ele é profundo e completo, não gosta de superficialidade. Mas nas coisas que ele tem interesse estuda de forma profunda e completamente
  • Tem uma limitação: aqui também é diferente do sangüíneo. O sangüíneo está interessado em tudo e começa muitas coisas e deixa sem completar. O melancólico tem poucos interesses, mas dá tempo para todos. Ele tem disciplina sobre si mesmo
  • Sua fidelidade: fiel aos poucos. O sangüíneo tem muitos amigos. O melancólico às vezes ofende as pessoas e muitos se afastam por causa de seu pessimismo, gênio e orgulho. Mas é bem fiel para com aqueles de quem gosta e que nele confiam. Por causa de sua natureza acanhada, não mostra muito seus sentimentos. Há uma coisa tocante acerca de sua amizade: tem mais do que diz e mostra
  • Sua cortesia. Não esquece promessas e deveres. É cortês, não gosta de descuido, tudo tem que estar em ordem
  • Fraquezas do melancólico
  • Ocupado demais consigo mesmo, ele é tentado a olhar por dentro com o resultado de aleijar a vontade e capacidade. Por estar olhando para o interior, é desprezível e prejudicial, portanto, ele pode facilmente desenvolver uma disposição nele.
  • Sensível – porque relaciona todas as impressões com seu próprio eu, facilmente fica ofendido e magoado. Portanto, facilmente supersticioso: “Por que ele fez aquilo?” “Por que ele diz isso?” Tais perguntas o sangüíneo quase nunca pensa, mas o melancólico diariamente está atormentado em si mesmo.
  • Sua irreconciliabilidade – ninguém acha tanta dificuldade em esquecer um insulto como ele. É porque as impressões são profundas. Ele pensa muito e estas coisinhas começam a tornarem-se grandes, até que é muito difícil para perdoar.
  • Pessimista – por causa do seu alto ideal, vê falhas e erros em tudo.
  • Orgulhoso – seu olhar para os erros dos outros dá lugar para desprezar. Ele não vê seus próprios erros.
  • Pensativo – por natureza, vive mais no mundo de pensamentos. O melancólico é pobre em iniciativa. E ambos são pobres em companhia e conversa.
  • Ele é indeciso – reflete todos os lados do caso, todas as possibilidades, conseqüências antes de fazer, ou melhor, tomar a decisão. Quanto mais ele pensa, mais difícil torna o problema.
  • O melancólico sente uma chamada para um trabalho idealístico e muito difícil. A vida ordinária é simples para ele, por isso, vai sonhando as coisas além.
4-COLÉRICO
A força do tipo colérico
  • Poder da vontade. Ninguém tem por natureza mais potencialidade de ser forte, firme de caráter quanto o colérico. Ele é feito para a atividade. Deseja primeiramente fazer todas as decisões a respeito de si mesmo, mas também quer tanto fazer decisões a respeito dos outros.
  • Resolução e poder para agir; enquanto o melancólico reflete e pondera todos os aspectos para ir contra, o colérico imediatamente vê o que deve ser feito. O colérico é calmo, certo e forte no tempo da decisão.
  • Ele é prático.
  • Ele é alerta, mente viva. Sua vontade energética que leva para pensamentos dispersos. Este pensamento não é profundo e completo. Seu julgamento de pessoas tem o aspecto prático. Estuda pessoas não para interesse dela, mas para entender a sua utilidade para ele.
  • É resoluto, corajoso, sempre tem um meio para vencer, gosta de ser mestre da situação.
  • Não permite ter medo.
Fraquezas do colérico
  • É severo e impiedoso. E a vida emocional é pouco desenvolvida nele. Portanto, tem pouca capacidade para entrar nas circunstâncias e situações dos outros. Não tem muita simpatia com o sofrimento físico ou espiritual. Não entende a terna e delicada vida.
  • É impetuoso e violento. Tem um gênio muito forte.
  • Tem muita confiança em si mesmo. Acha que vê mais claro e certo do que os outros. Nota que tem a energia que nos outros falta, por isso ganha confiança em si.
  • É orgulhoso e mandante, porque não tem tempo nem paciência para convencer os outros, então força-os a irem com vingança.
Sugestões para ajudar o colérico na sua vida espiritual
  • O colérico é o grupo mais difícil a alcançar. Ele julga facilmente religião como uma coisa sentimental.
  • Quando aceita o Evangelho aceita com todo coração.
  • Como crente tem capacidade de ter um bom caráter cristão. Quando suas energias e fortes desejos são dirigidos por Deus e para Deus, então, estes caracteres têm muito valor.
  • Torna-se um crente ativo. Trabalha onde quer que for.
Disciplina própria do colérico
  • Porque ele é um tipo duro, sua disciplina tem que ser forte e dura para vencer. Para pedir perdão é uma humilhação bem grande. Se ele se esforçar cada vez para pedir perdão, logo, vencerá facilmente e mais cedo.
  • Seu orgulho e desejo por poder também são difíceis.
  • Tem que lutar contra as suas tendências para atividade inútil.


DESCUBRA VOCÊ TAMBÉM QUAL É O SEU TEMPERAMENTO E SEJA TRANSFORMADO PELO ESPÍRITO SANTO.LOGO ABAIXO VAI UMA TABELA COM AS CARACTERÍSTICAS BOAS E RUINS DOS QUATRO TEMPERAMENTOS.ASSINALE TODAS QUE VOCÊ SE IDENTIFICAR E VEJA QUAL É O MAIS MARCANTE EM SUA VIDA. LUTE PARA VENCER SUAS DIFICULDADES E SE ESMERE NAQUILO QUE HÁ DE BOM EM VOCÊ.JESUS TE ABENÇOE.
SANGUINEO

PONTOS FORTES                                                             PONTOS FRACOS
Extrovertido                                                                      Irado
Alegre                                                                                Nervoso
Brincalhão                                                                         Exagerado
Festeiro                                                                              Desorganizado
Caloroso                                                                            Possuidor de pouca força de vontade
Amável                                                                              Emocionalmente instável
Simpático                                                                          Explosivo
Atrai as pessoas como se fosse um imã                        Irrequieto
Boa conversa                                                                     Egoísta
Otimista                                                                             Pensa-se que será o mais bem sucedido
Despreocupado                                                                Mas não desenvolve o que dele se espera
A vida da festa                                                                 Não segue detalhes de instruções
Generoso                                                                           Inseguro
Compassivo                                                                      Temeroso
Adapta-se ao Ambiente                                                  Emotivo
Ajusta-se aos sentimentos alheios                                 Instável
Falante comunicativo                                                      Improdutível
Amigável                                                                           Indisciplinado
Destacado                                                                           Impulsivo
Entusiasmado                                                                     Inseguro
Bom companheiro                                                              Egocêntrico
Compreensivo                                                                     Barulhento
Crédulo                                                                                Medroso



                                                      COLÉRICO

PONTOS FORTES                                             PONTOS FRACOS
Ativista prático                                                    Auto-suficiente
Tudo pra ele é utilitário                                      Impetuoso
Líder natural                                                       Genioso
Otimista                                                                Tendência à aspereza
Obstinado                                                             Às vezes cruel
Tem sempre novas idéias                                  Vingativo
Realiza a todos os projetos e objetivos             Satírico
Extrovertido, porém não tão intenso.              Sarcástico
Altamente produtivo                                          Escarnecedor
Visionário                                                              Incapaz de realizar tarefas minuciosas
Produtivo                                                               Dominador
Energético                                                              Frio
Resoluto                                                                 Iracundo
Independente                                                       Impaciente
Otimista                                                                Prepotente
Prático                                                                   Intolerante
Eficiente                                                               Vaidoso
Decidido                                                              Insensível
Líder audacioso                                                 Astucioso

                                                FLEUMÁTICO

·         Pontos Fortes                                                Pontos Fracos

·         Calmo                                                               Introvertido
·         Acessível                                                          Falta de motivação
·         Agradável                                                        Displicente
·         Trabalha muito bem com outros                  Cabeçudo
·         Eficiente                                                            Avarento
·         Conservador                                                    Indeciso
·         Digno de confiança                                         Mero espectador da vida
·         Espirituoso                                                       Evita envolver-se em atividades
·         Prático                                                               Preocupado
·         Pacificador                                                       Egoísta
·         Quieto                                                               Lento
·         Organizado                                                      Calculista
·         Tranqüilo                                                         Temeroso
·         Cumpridor                                                       Indeciso
·         Líder                                                                 Contemplativo
·         Bem humorado                                                Desconfiado
·         Diplomata                                                        Pretensioso
·                                                                                   Desmotivado

                                                       Melancólico

Pontos Fortes                                                                            Pontos Fracos
Talentoso                                                                                     genioso
Perfeccionista                                                                              critico
Sensível                                                                                        pessimista
apreciador de belas artes                                                           egocêntrico
analítico                                                                                        desconfiado
abnegado                                                                                      mau humorado
amigo fiel                                                                                      egoísta
não é extrovertido                                                                       amuado      
nunca se impõe                                                                            teórico
talentoso                                                                                       Confuso
sacrifical                                                                                       anti-social
habilidoso                                                                                     Vingativo
minucioso                                                                                     Inflexível
idealista
leal
dedicado

Estudo feito pela missionaria Cecilia Pirani Zacura, que estará nos escrevendo em todas as 1º segunda-feira de cada mês.


3 comentários:

  1. O importante é estarmos em comunhão com Deus, através do Espírito Santo, para vencermos temperamentos que na maioria das vezes acabam por nos prejudicar.

    Deus abençoe. Gostei do trabalho. Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  2. OLá, muito interessante essa postagem, não tinha lido nd a respeito ainda, gostei bastante. Obrigada por terem visitado meu blog 'Desistir nunca é uma opção'. Mas gostaria que fizessem uma visita em meu novo blog http://filhasdafeh.blogspot.com
    Valeu
    Na fé,

    ResponderExcluir