quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Até onde vai sua confiança em Deus


“Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite nada apanhamos, mas sobre a Tua palavra lançarei as redes.” Lc 5:5  
                       Quando lemos essa passagem do evangelho de Lucas é imprescindível ressaltarmos a obediência de um homem ao seu mestre, Jesus.
Simão Pedro era pescador desde menino. Foi criado nesse meio. Tornou-se  um expert em pesca. Era o que ele sabia fazer de melhor. O seu sustento vinha da pescaria. Ele entendia tudo o que era propício para se ter uma boa pesca: fases da lua, horário certo... Mas naquela noite, tendo testado muito, nada conseguiu.

Vendo Jesus o que acontecera, deu-lhe uma palavra: ”-lança a rede”. Neste momento imaginamos que muitas coisas se passaram pela cabeça de Pedro, tais como: quem sabe de pesca sou eu, porém tu Jesus é bom para falar de Deus e das coisas do Reino de Seu Pai. E infelizmente, às vezes, agimos da mesma maneira. Proclamamos nossa fé em Deus, mas na hora de pagarmos nossas contas, de nos relacionarmos com nosso cônjuge e filhos não vamos até Deus para vermos a direção certa a se tomar, e fazemos as coisas da forma que pensamos ser a melhor, por isso, diversas vezes nos frustramos. Pedro nesse caso, numa atitude de fé a uma ordem dada por Jesus lançou a rede e pescou uma quantidade enorme de peixe. Mesmo conhecendo de pesca ele age em obediência. Quem lhe tinha dado a ordem era Jesus. Pedro reconhecia a Voz de Seu mestre e sabia que podia confiar Nele, pois Ele é O Deus que cumpre o que diz, nunca nos manda fazer nada para nos frustrar ou sofrer. Tudo o que nos pede é para nos ver crescer e para sermos mais abençoados ainda.
Infelizmente muitas vezes a nossa incredulidade, auto-suficiência, auto-justificativa nos tiram do centro da vontade de Deus e retardam o cumprimento da Sua Palavra em nossas vidas. Dizemos: ah Deus, mas o Senhor mão conhece meus marido, meu filho, meu chefe, minha vida não é assim, meu caso é mais complicado.  Dizemos para Deus que sempre fomos assim e não quer que eu mude a essa altura, não é Deus! Nossas desculpas e justificativas afastam e retêm o milagre de Deus. Pedro viu o milagre porque agiu fora do obvio. Ele agiu pela fé. Qual atitude de fé você tomou essa semana?  Talvez seja essa a razão de não ter presenciado ainda nenhum milagre!
No Antigo Testamento Deus mandou o povo celebrar a Páscoa para comemorar a saída do Egito (lugar de sofrimento, escravidão). Hoje a morte de Jesus pagou os nossos pecados, aniquilou a dívida que tínhamos com Deus. Jesus era um homem justo e Nele não havia nenhum pecado, porém foi crucificado, humilhado. No dia de sua morte homens escarnecedores zombavam Dele, cuspiam-lhe na face e Ele nada respondia. Pagou o maior preço de sofrimento do que qualquer outro ser - humano. E tudo isso por mim e por você, por nos amar e nos querer totalmente para Ele.
A cruz de Jesus, o Seu sangue vertido nela representam a maior atitude de amor que alguém poderia demonstrar, como está escrito no livro de João 15:13-“ Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor de seus amigos.”
E a única coisa que precisamos fazer é olhar para cruz e reconhecermos Jesus como nosso Senhor e Salvador e ter a certeza de que Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. E como Pedro, que acreditou no que Ele disse mesmo tudo parecendo contrário, crermos em Sua Palavra acima de todas as circunstâncias não nos apegando tanto as tradições e costumes impostos pelo homem e nos esquecermos de Deus. Preocupamos-nos tanto com o que vão pensar, tememos perder nosso status que não obedecemos a Deus. Não guardamos por completo os Seus mandamentos. Invertemos os reais valores que precisamos ter na caminhada cristã. É necessário entender quem somos.  Pôr em prática o que temos ouvido da parte de Deus para que isso redunde em bênçãos para as nossas vidas. Toda atitude de obediência que o Senhor nos pede, como para abandonarmos a mentira, o engano, a ansiedade, o medo, sentimentos errados é para que nos tornemos mais parecidos com Jesus e para sermos mais agraciados por Ele. É para nosso exclusivo bem que Jesus pede que vivamos de acordo com Sua Palavra.
Deus é bom e cheio de misericórdia, mas não podemos levar a vida do jeito que queremos. A desobediência traz muitos prejuízos a nós, conseqüentemente, colhemos o que plantamos. Se amarmos e temermos a Deus, temos uma vida de paz e alegria.
                Que essa semana, como Pedro cada um tome uma atitude de fé. Ame os que não te amam. Abençoe os que te fazem mal. Perdoe. Procure uma pessoa menos afortunada e de algo a ela. Se disponha a dar um sorriso para alguém todas as manhãs, deseje uma ótima tarde a outros e  à noite, ore por  aquele que você nunca o faria! Faça esse exercício de fé essa semana depois me conte os resultados.
Que a graça salvadora de Cristo seja sobre sua vida e ao Deus Único e Sábio seja dada a glória por meio de Jesus Cristo pelos séculos dos séculos. Amém!

  
Pra. Patrícia Nanni

0 comentários:

Postar um comentário