segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Que Deus você tem seguido


Ex 32:1-4
A bíblia fala sobre nascer de novo e isso implica em nova vida, nova mentalidade, tudo novo. Bebe não tem passado. Bebe não retrocede, ele apenas avança ao aprendizado.
Deus chamou um povo a uma vida nova, mas mudanças sempre causam sempre causam desconfortos no começo.
Transformar um monte de escravo em lideres não é uma tarefa muito fácil, só Deus mesmo  para ousar tal coisa afinal escravo é mentalmente limitado, sem contar no físico.

Êxodo 32

Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

Temos aprendido muito com psicologia, psiquiatria e estudos sem fim que nos tem levado a justificar comodismo, pecados, estagnações e retrocessos em nossa caminhada cristã. Nós, de forma consciente jamais juntaríamos esse tipo de pessoa para um grande time. Nós buscamos pessoas pelo menos um pouco capazes para começarmos algo. Desejamos capacidades delas e quando não obtemos os resultados simplesmente desistimos.
Podemos ver nesse texto alguns pontos importantes pata nos firmar em nossa caminhada cristã.
1 – no processo de mudança, sempre seremos tentados a retroceder pois sempre é fácil fazer o que sabemos ao invés de confiar em Deus que tem proposto o novo.  Assumir  o novo quer dizer aprender a confiar.
2 – Deus usa o que não é justamente pra confundir o que, ou seja, logica, obvio e provável não são palavras comuns no vocabulário divino.
3 – quando as coisas fogem ao nosso controle, tendemos a retroceder para o mundo.. . pra qual tipo de pensamento ou ações você tem retrocedido na hora da pressão ou do silencio e da ausência das respostas aos seus questionamentos.
4 – quem é Deus pra você?  Nossa cultura incutiu em nossa mente um Deus que se pode ver e tocar. Não mais adotamos a forma de ídolos mas sempre estamos tentado dar forma pra Deus. Ele tem que ser visível.. cura, benção, resposta, solução.... tem que ser palpável. Uma curiosidade do islamismo é que o Deus deles não promete nada, não é pai e eles tem uma devoção de ida a ele. Seguem esse deus loucamente e não medem esforços para o satisfazer...
Que Deus temos seguido?

ps. A ministração começa próximo ao minuto 25 então apenas avance um pouquinho e acompanhe o culto conosco.


0 comentários:

Postar um comentário