quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os dons do Espirito Santo

Olá, estamos voltando a postar aqui.
Desejo semanalmente postar mensagens, testemunhos ou relatos de nosso dia-dia que possam de verdade abençoar nossos leitores.
Aqui está um resumo do estudo sobre DONS que tivemos na igreja há algumas semanas, espero que possa abençoar você também!!


Dons 1 Timóteo 4:14 - Não te faças negligente para com o dom que há em ti.

Diferente

1 Coríntios 12:4-6

O Mesmo

Dom

Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.

Espírito

Serviço/Ministério

Há diversidade de serviço/ ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

Senhor

Realizações

E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.

Deus

Dons de poder : Geralmente vistos com mais assombro, como se fossem mais sobrenaturais: Fé, Operação de Milagres, Dons de Curar;

Dons de palavra : Profecia,Variedade de línguas, Interpretação de línguas;

Dons de inspiração : Palavra da Sabedoria, Palavra da Ciência, Discernimento de espíritos.

TEXTOS BASE: 1Co 12:7-11,28-31

Romanos 12:4-8

Efésios 4:7-16

1 - Profecia - Capacidade de proclamar a verdade de forma clara e objetiva, com o objetivo de: EXORTAR, CONSOLAR E EDIFICAR. 1Co 14:1-3 . Também vêem de Deus 2Pe 1:20,21

2 – Pastor – Capacidade divina de cuidar e guiar um povo até a maturidade espiritual Ef 4:11,12; 1Pe 5:1-4

3 – Ensino - O dom do ensino é a capacidade divina para entender explicar claramente e aplicar a palavra de Deus nas vidas dos ouvintes, fazendo com que se tornem cada vez mais semelhantes a Cristo At 18:24-28

4 – Palavra de Sabedoria - Capacidade de saber a vontade de Deus para determinada situação. Intuição espiritual para resolver problemas. Saber o que fazer baseado em Deus. 1Co 2:3-14

5 – Palavra de Conhecimento - Revelação espiritual do plano de Deus, acerca de fatos naturais ignorados. Compreensão sobrenatural de circunstâncias SEM AJUDA EXTERNA. Compreensão objetiva as coisas divinas e os deveres humanos. O dom da palavra do conhecimento não se refere a todo o conhecimento, mas apenas uma palavra do conhecimento. Este conhecimento revela coisas ocultas ou pecados, traz pessoas para Deus, dá orientação para a vida, encoraja em tempos de desânimo. Mc 2:6-8 Jo 1:45-50

* A Palavra de Conhecimento revela o oculto e a Palavra de Sabedoria mostra o que fazer.*

6 – Exortar - Chamar de lado para fazer uma apelo, instruir – Gl 2:11-14

7 – Discernimento de Espírito - O dom do discernimento é a capacidade divina para distinguir entre verdade e erro, podendo discernir entre espíritos bons e maus, e entre o bem e o mal. At 5:1-4, Mt 16: 21-23

8 – Dar/Ofertar – O dom de contribuir é a capacidade divina para dar dinheiro e recursos à obra do Senhor com alegria e liberalidade. Pessoas com esse dom não se perguntam: “Quanto devo dar ao Senhor?” e sim: “Quanto preciso para me sustentar?” Deus capacita uns ajudarem os que não têm. Lc 21.1-4 – 2Co 8:2,4; 9:6-12

9 – Socorro/Ministério – é a capacidade divina para realizar tarefas práticas e necessárias que liberam, apóiam e suprem as necessidades de outros, inclusive superiores. São pessoas especialmente dotadas para “segurar com as mãos” o que está em risco de cair. Impelidas pelo poder de Deus elas agem em apoio dos outros membros e das atividades da igreja, a fim de que não se desanimem nem desvaneçam os seus esforços. O seu campo de atuação é vasto, mas exige certas características: Plena consciência da sua função – Quem auxilia não concorre para substituir ao que está auxiliando, mas seu objetivo é sustentá-lo ou colocá-lo de pé novamente para que continue a desenvolver o seu trabalho. Humildade – Deve ser a característica de todo o crente, mas especialmente de quem presta socorro. Ele é um servidor de outros irmãos, que talvez estejam à frente de algum trabalho. Ele não deve esperar que o seu nome ou o seu trabalho seja “glorificado”, pois geralmente está na retaguarda e pouco aparece. (Sl 46:1). (Sl 60:11 e 108:12). (Sl 124:8). (Fl 2.29,30), (Rm 16.1-23) Mateus 20:26 – Visto nos chamados Diáconos .

10 – Misericórdia – É a capacitação divina para ajudar, com alegria e de maneira prática, aqueles que sofrem ou passam necessidades (é a compaixão em ação). Sua particularidade é que este dom revela o caráter de Deus. Deus é misericordioso. A parábola do bom samaritano demonstra com clareza o dom de misericórdia (Lucas 10.29-37). O cuidado que devemos ter é quanto a muitas pessoas com este dom de Deus, que começam identificando-se com o pecador e terminam escravos dos pecados dele. Mt 5:7

11 – Missões – em suma a capacidade de se deslocar para lugares longínquos para levar o Evangelho da Salvação. ( 2 Co 5:14-20)

12 – Hospitalidade – É a capacitação divina para cuidar de pessoas, providenciando comunhão, comida e hospedagem. Rm 12 :13 – 1Pe 4:9,10 Hb 13:1,2

13 – Fé - As pessoas que possuem este dom estimulam outros a viver esta mesma fé, levam adiante o reino de Cristo, porque elas avançam quando outros param, e pedem a Deus aquilo que é necessário, confiando na provisão divina. Hb 11:1

14 – Liderança – É a capacitação divina para passar uma visão, motivando e direcionando um povo a realizar harmoniosamente os propósitos de Deus. Exige disciplina e influencia – Mt 28:19,20

15 – Administração ou governo - é a capacidade divina para entender o que faz uma organização (ou igreja) funcionar, e também a capacidade de planejar e executar os procedimentos que realizem os alvos do ministério. At 6:1-7 Ex 18:13-26

16 – Milagres – capacitação divina para autenticar o ministério e a mensagem de Deus através de intervenções sobrenaturais que O glorifiquem. No grego, a palavra milagres é dínamos, que significa “poder, força”. Esta palavra é a mesma que aparece em Atos 1.8. – Lc 5:1-11

17 – Curas – O dom de curas é a capacidade divina, que torna o crente num canal, através do qual Deus restaura pessoas.Obs:- A palavra está realmente no plural, “Curas”, indicando que vários tipos de cura são possíveis com esse dom, (Ex. emocional, social, espiritual, física, etc). (Mateus 4.23). Mc 2:1-12 – At 3:1-16

18 – Línguas – É a capacitação divina para falar, adorar ou orar em um idioma desconhecido ao que ora. Pessoas com esse dom podem receber uma mensagem espontânea de Deus, que é transmitida ao Corpo pelo dom de interpretação, caso contrário, ela é para auto edificação. 1 Co 14:2-32

19 – Interpretação de Línguas – O dom de interpretação é a capacitação divina para transmitir ao corpo de Cristo a mensagem de alguém que fala em línguas.

20 – Intercessão – O dom de intercessão é a capacitação divina para orar, regularmente, por outros, em qualquer dia e horário, de forma geral ou específica, vendo resultados freqüentes e também específicos. 1 tm 2:1,2; Cl 4:12 .

21 – Artesanato ou habilidades manuais – Ex 35.31-35; At 9.36; 2Rs 22.5-6 O dom de artesanato é a capacidade divina para elaborar criativamente e/ou construir itens a serem usados no ministério e vendidos para a manutenção do mesmo.

22- Comunicação Criativa ou Louvor – Sl 150.3-6; 2Sm 6.14-15; Mc 4.2,33 - O dom da comunicação criativa é a capacidade divina para expressar a verdade de Deus através de várias formas e artes.

23 – Encorajamento ou Consolo - é a capacidade divina para apresentar a verdade, com o objetivo de fortalecer, consolar ou estimular à ação aqueles que estão desmotivados ou fracos. At 11.22-24; At 15.30-32


Prª Patricia Nanni

Um comentário:

  1. Graça e paz, sempre!

    Passei por aqui para conhecer seu blog.
    Estou procurando bons blogs para compartilhar.

    Já estou te seguindo.

    Ficaria muito feliz se puder me visitar.
    Se quiser me seguir também será um prazer para mim.

    Abraço em Cristo,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/
    Te espero lá.

    ResponderExcluir