domingo, 16 de novembro de 2014

3º Congresso da Vitória - Entendendo o Mundo a nossa volta - Dia 2

Plantando sonhos e colhendo realidade –  Dia 2

Estamos vendo passos para alcançarmos a realizações de sonhos. Essa estrada é difícil, poucos são os que se aventuram por ela. Poucas são as pessoas realizadas, quer seja profissionalmente, pessoal ou emocionalmente.               
Vejamos hoje, mais alguns passos até a realização:

1 – Entendendo a Realidade a nossa volta - Entender a vida é essencial.  Ver a vida de forma mais sóbria, mais com a mente.
 A- Entender que há coisas na vida que não podemos mudar que não temos controle, por exemplo:
clima – genética – tempo passado – certas circunstâncias.
Temos que ser objetivos e não se lamentar sobre isso nem ficar inconformado. Precisamos saber sobre o que por nossa energia.  Entenda ciclos e questões naturais e não gaste tempo sobre elas. Não viver de saudosismo, pois esse tipo de atitude mata o futuro. Em Eclesiastes 7:10 a bíblia nos exorta a não dizer que ontem foi melhor que hoje pois na verdade apenas Deus sabe o propósito de cada dia, temos que aprender que se Deus está no controle Ele tem um bom objetivo para tudo que possamos passar.
B - Entender que há duas leis que estão em nossas vidas. A Lei da semeadura: Colho o que planto, e a Lei da causa e Efeito: O que faço hoje reflete amanhã. Se não agirmos com essa consciência, agimos sem objetivo. Nosso futuro é definido pelo que nos dispomos a mudar. Entenda essas leis e aja sobre elas. Lamentar sobre isso ou se inconformar não vale nada. Encare com naturalidade e siga em frente. Entenda e haja sobre essas leis, trace metas gradativas.

2 – Autodisciplina - Provérbios 1:7 essa é uma das etapas de quem quer mais do que sonhar.  Não importa o quão grande seja nosso potencial, sem autodisciplina somos “um polvo de patins”, nunca alcançaremos o topo, ou permaneceremos nele. Se você sabe que tem talento e se depara com muita ação e pouco resultado concreto, pode estar faltando autodisciplina.
Provérbios 29:15 a falta de disciplina é algo que tem vindo desde a infância, com Leis que proíbem a correção, geram adultos sem limites, por consequência sem realizações concretas. Pessoas que não são  disciplinadas e crescem sem  limites são adultos frustrados, que culpam a todos por sua própria falta de compromisso.
 Desafie sua justificativa -  temos que desenvolver um estilo de vida de disciplina e acabar com qualquer tendência de se justificar.  Se você tem várias razões pelas quais não pode ser uma pessoa autodisciplinada, todas elas não passam de um monte de desculpa e elas precisam ser desafiadas, caso você queira passar para o próximo nível e colher seus frutos.  
Nós começamos a colher os nossos sonhos quando começamos a concretizar de forma progressiva metas pré-determinadas.
A maioria das metas principais não é realizada porque passamos nosso tempo fazendo o primeiro aquilo que é secundário.
Quando pequenas prioridades exigem muito, grandes problemas aparecem. Crie metas com prazo para alcançar os seus sonhos.
Faça uma lista com os seguintes tópicos para ajudar a ser mais objetivo no seu dia-dia:
Muito importante/muito urgente - projetos que devem estar em primeiro lugar.
Pouco importante/muito urgente - descobrir formas rápidas para realizar esse trabalho sem
                                                                                         grande envolvimento.
Muito importante/pouco urgente - defina prazos para alcançar esse projeto e o coloque na
                                                                                         sua rotina diária.
Pouco importante/pouco urgente - é um trabalho minucioso repetitivo. Acumule e faça em
                                                                  meia hora toda semana, delegue a outra pessoa ou abra mão de vez.
3 – Tempo - Pessoas que tem sonhos realizados sabem remir o tempo. Eclesiastes 8:5,6a temos que saber o tempo correto de agir. Ações objetivas pouparão anos dor, orações para recuperar perdas e desilusões.
emprego
Escolha com cuidado onde trabalhar. Não trabalhe apenas pelo dinheiro, não perca tempo em empregos que não suprem suas expectativas em relação ao seu futuro, aprenda a fazer escolhas certas para evitar frustrações.
Tempo em etapas de nossas vidas
Dos 18 aos 26 anos – Tempo de preparação
Dos 27 aos 36 anos – Progresso
Dos 37 aos 43 – Consolidação. Perder tempo em uma dessas etapas gera frustração e falta de perspectiva.
Pessoas levam muito tempo para mudar até coisas que sabem que não terão um futuro bom naquele caminho.
Casamento
 Escolha correto com quem casar. Muitos casamentos começam por aparência, aparente falta de opção ou por pura emoção mesmo, envolvem o coração e perdem a capacidade de discernir o que é melhor e quando a emoção passa as consequências muitas vezes são desastrosas.
Apenas entre em algo que esteja disposto a ganhar e pague o preço até o fim. Empregos que não satisfazem e relacionamentos carnais custam um alto preço. A vida é uma só, seja sábio.


Ecl 12:13,14
Pr. Patrícia Nanni


0 comentários:

Postar um comentário