Comunidade Evangélica Conexão

Implantando o Reino de Deus na Terra! (85) 3226-3892 - Fortaleza/CE Brasil

FACEBOOK

Veja nossa Fun-Page, curta nossas fotos, videos e muito mais!

INSTAGRAM

Siga!

YOUTUBE

Assista nossos cultos e estudos bíblicos!

PODCAST

Mensagens rápidas e edificantes!

WhatsApp da CONEXÃO

Adicione e Faça parte!

APP - CONEXÃO NO CELULAR

Aplicativo para todos os celulares, baixe o seu!

terça-feira, 24 de abril de 2012

HOMENS de FÉ: Abel, Enoque e Noé.


texto de Hebreus 11:1-7

Abel, Enoque e Noé na tradição judaico-cristã tem um lugar de destaque, seus atos estão registrados no livro de Gênesis, o livro da criação. A luz de Hebreus, na chamada galeria dos heróis da fé, esses homens aparecem no inicio do texto, isso por que cronologicamente eles foram os primeiro a serem exemplos de fé e confiança a serem seguidos por nós filhos de Deus. 

Mas, o que é fé? Se você for novo por aqui ou tem alguma tradição cristã na família essa pergunta pode ser familiar e ela é respondia por um homem desconhecido, o autor da carta de Hebreus. Mas além do significado que o autor de hebreus dá para Fé, a sabedoria popular tem seus significados para essa pergunta, que não estão de acordo com o que as escrituras nos ensinam: fé em geral é crer muito que Deus vai fazer alguma coisa em nosso favor e essa coisa sempre está relacionada as nossas circunstancias.

Mas a pergunta é: O que é fé? Segundo o misterioso autor de Hebreus essa pergunta deve ser respondia pelos os nossos ancestrais na Fé, os primeiros homens que não só agradaram a Deus, mas também escolheram a vontade de Deus. E quem são eles? Bem, o nosso irmão autor de Hebreus nos dispõe uma lista com os nomes mais conhecidos, pois existem aqueles nos quais não conhecemos e que estão na galeria dos heróis da fé de Deus e os nomes deles estão escritos lá na eternidade, mas eu escolhi os três primeiros para fazermos uma explanação.

O interessante dessa lista é que todos esses homens descritos em Hebreus  11 tem uma coisa em comum, é algo que os faz semelhantes diante de Deus mesmo sem eles terem alguma relação cosanguínea direta. Esses homens e mulheres viram e esperaram algo em comum; Algo para além dos seus projetos de vida particular, eles creram em Deus nosso Senhor de tal forma que diante de Deus eles não olhavam para si mesmos eles olhavam para Deus e suas orações se relacionavam ao Reino de Deus, ao processo histórico da Redenção e a Glória do nome do nosso Deus. Não eram homens e mulheres ajoelhados em razão de seus conflitos existenciais, pessoais, particulares e suas circunstancias de vida, eles não buscavam a Deus por que tinham medo de morrer ou porque queriam uma vida melhor eram homens e mulheres ajoelhados em fé rendidos a Deus. Querendo somente Deus.

Esses três homens me trás um discernimento que eu gostaria de compartilhar com você. Abel, no meu entendimento,  se refere a  oferta: ele entregou uma oferta aceitável a Deus; Enoque se refere a conhecimento, intimidade, Enoque andou com Deus todos os dias de sua vida. Abel oferece, Enoque se dedica a conhecer e Noé? Noé se levanta e serve. Isso define as etapas da vida em Fé. Você quer ter Fé? Está é a agenda, os passos que o autor de Hebreus nos ensina: oferecer, conhecer e servir. E o nosso Senhor Jesus Cristo, expressa isso em sua face, Ele se ofereceu por nós, andou com Deus todos os dias de sua estadia na terra e serviu a Deus de todas as maneiras. E quando Jesus chama seus discípulos, a única tarefa do discípulo é viver nessa simplicidade é essa a grandeza de vida dos discípulos e é exatamente isso que o mundo não pode entender. Eu me apresentar a Deus e ofereço minha vida, meus sonhos, meus projetos de futuro eu entrego a Deus o descanso mergulhado em Deus para andar com Ele, conhecê-Lo  e conhecer-me. Não fazer de Deus um meio para um determinado fim, mas crer de todo coração que Deus é o fim em Si Mesmo, pois meios para fins são ídolos. “Esta é a vida eterna: que te CONHEÇAM, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” Jo 17:3

Terminado: Será que o nosso conceito de fé é pagão ou não está alinhado com a vontade de Deus? O texto de Hebreus diz que sem Fé é impossível agradar a Deus, penso que devemos aprender sobre FÉ com esses homens e mulheres que se puseram diante Deus e entregaram absolutamente tudo e da parte deles não queriam perder nada daquilo que entregaram, mas consideraram grande tolice acreditar que pelas próprias mãos eles teriam algum domínio e viveram com o coração sem desejar nada de Deus por que nada do que recebessem seria maior do que andar e conhecer, aprendendo isso nós podemos experimentar qual seja boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Homens e mulheres que o mundo não era digno deles.

Como Abel nós chegamos diante de Deus e nos oferecemos a Ele e ficamos na presença Dele sem nada a desejar com Enoque e somos despedidos por Deus como Noé com o privilégio de servir. Sem medo algum pois sabemos que Ele, o nosso Deus, existe e é Galardoador, Abençoador, Consolador, Libertador, Redentor, Restaurador, Recompensador daqueles que o buscam. Fé é isso, chegarmos como Abel, nos prostramos como Enoque e nos levantamos como Noé. Essa é a minha oração e eu te convido a fazer a mesma.

Nele, que começou a boa obra em nossas vidas.

Escrito por Mateus de Oliveira Moreira. 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dependendo de Deus...


               Decidi começar esse post transcrevendo uma interessante história que li:
 
  “Diversos homens foram em uma viagem missionária ao Haiti onde encontraram um rapaz de 19 anos, que amava profundamente a Cristo. O jovem impressionou-os de tal modo, que o convidaram a visitar os Estados Unidos.
 
Quando chegaram, um mundo totalmente novo abriu-se diante dos olhos do jovem haitiano. Nunca dormira em lençóis, nunca tivera três refeições em um só dia, nunca usara água encanada e nunca provara um Big Mac.
 
Viajando pelos Estados Unidos, o jovem fez muitos amigos. Ao fim de uma longa visita de seis semanas, seus anfitriões ofereceram em sua honra um jantar de despedida. Após aquela refeição, diversos membros do grupo dirigiram-lhe palavras de calorosa despedida. Então perguntaram ao moço haitiano se gostaria de dizer alguma coisa. Sim, declarou: Gostaria. Desejo agradecer-lhes por me haverem convidado. Apreciei realmente este período nos Estados Unidos. Mas também estou muito contente em voltar para casa. Vocês possuem tanto na América, que já estou quase perdendo a confiança na dependência diária de Cristo!”
 
Será que dependemos de Cristo?
Nossa tendência é buscar independência. Não gostamos de depender de ninguém, não é verdade? Proclamamos confiança em um Deus invisível, anunciamos aos quatro ventos seu amor, cuidado e provisão, mas, todo o tempo, trabalhamos por independência. Financeira, emocional e até mesmo espiritual.
 
Isso é mais real do que gostaríamos de admitir. É um padrão de pensamento secular ao qual temos nos moldado. Nossos muitos recursos têm nos impedido de depender de Deus e depender de Deus é ter o temor e a confiança de que o Senhor tem o poder de dar-nos o que precisamos. Somos como o povo de Israel que se cansou da provisão diária e sentiu saudades das “cebolas do Egito”.
 
Que o Senhor nos conduza à genuína confiança e dependência ou morreremos, abastados, deixando posses, mas não herdando nada!


(Helena Tannure)

terça-feira, 3 de abril de 2012

Quem é esse tal de tempo mesmo?

Nós se julgamos tão independentes e vivemos dominados em função do tempo. No decorrer dos dias esperamos o tempo para conseguir nossos bens materiais, para firmar relacionamentos, vivemos esperando o tempo fazer acontecer e nos mostrar as coisas de forma nítida, por vezes de forma ansiosa. Não vivemos as nossas vidas correndo atrás de fazer a diferença, vivemos esperando o tempo fazer o milagre.


O tempo não é nem bom e nem ruim, ele não tem personalidade ou um caráter que o faz chato ou divertido. O tempo é indiferente e é somente algo que tem o objetivo de mudar as coisas. Esse tal de tempo é aquele que tira as flores secas e mortas de um jardim e estende um carpete de grama verde e bonita, também fecha as feridas e sara doenças, o tal do tempo ameniza o impacto de palavras, ele enche de terra uma erosão de estragos sentimentais. Mas o tempo não é o mocinho da história, ele é o responsável por deixar a paisagem da grama verde e bonita cheia de pragas e conseqüentemente se tornando a podridão do solo e a sequidão das flores, e por vezes nem nossas lágrimas de tristeza fazem algo bom nascer novamente, o tempo nos remete de tristeza em tristeza em um ciclo que pode não ter fim, uma crise que o tempo não tem poder se Deus for o foco e você estiver centrado.

Deus usa o tempo para te provar. Ele quer ver suas atitudes e suas vontades, através do que você fizer a recompensa virá. Seu posicionamento vai fazer Deus tratar com você, afinal você tem que ser moldado para receber a benção. Ele tem o prazo e você tem que fazer valer. Quando for pra acontecer vai te trazer paz e alegria, sem angústias ou ressentimentos, o aperto no coração acontece quando algum parafuso ainda está solto.

Diariamente somos colocados a prova, e a sociedade é o melhor teste pra sabermos se somos pacientes ou apressados. Quem é paciente observa os detalhes, nos detalhes se encontra a diferença, e a diferença é o essencial para sabermos a atitude correta a tomar. Os sinais que Deus nos manda se encontram nos pequenos sinais da vida, temos que se atentar e ter um olhar aguçado para ver o que Ele quer tratar conosco. O que pode ser considera clichê é o fato de que tentar apressar e tomar atitudes sem pensar, ao invés de te levar pra frente só vai fazer retroceder. Os atropelos da vida, as situações que acontecem por nós termos provocado, tudo isso por não querer aguardar o tempo certo.
Não é ruim você querer fazer o tempo passar mais rápido, o importante é você cuidar da sua vida até que as coisas tenham o momento de acontecer. Andar em meio a sorrisos, mesmo em tempos de tribulação, semear orações no coração de quem precisa, andar sempre em frente e se estiver cansado se arraste, mas não pare. Se possível ande em dois pra ter quem te levantar, a gente cai em tristeza e nada melhor que alguém pra dividir o fardo, até mesmo um amigo pode fazer o tempo passar sem deixar a ansiedade dominar.


Não viva em função dos sonhos e vontades, simplesmente viva e deixe que tudo vem naturalmente. Deixe de pensar que tem que acontecer no seu tempo, vai acontecer no tempo de Deus.

Do lado espiritual o papo é mais sério, depois do tempo ter passado o amadurecimento vem, a sabedoria da experiência vai se solidificando, o tempo vai espalhando os erros, mas não se dispersa como em um passe de mágica. Não podemos esquecer que o tempo é limitado no poder, ele não encobre o pecado, pode passar vários anos e o pecado continua real, feio, podre e escrito do mesmo jeito. O tempo não muda isso, o pecado vai condenar da mesma forma como se fosse no ato do mesmo. Temos que parar de achar que o pecado é reciclável e podemos ir pecando de outras formas e logo depois pedir perdão, Deus é sim misericordioso e amoroso, mas por tanto se dizer isso existem religiosos e poucos cristãos. Não é preciso ser cristão com medo do pecado, é preciso amar a Deus a ponto de negar tentações e não ser marionete do mundo. O tempo que viu o cristão forte testemunha também o homem ficando fraco e se rastejando em dúvidas, o tempo leva esse homem a crucificar Jesus novamente e ficar em uma zona de podridão que fica impossível se arrepender.

“E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem a condenação” (Hebreus 06:06).

Por vezes é difícil, mas não fique esperando nada e nem ninguém, pois a decepção é conseqüência quase certa, deixe a vida ir andando e Deus te acompanhando e se surpreenda. A sensação de receber algo que não esperava é muito mais gostosa. O tempo é uma maneira de Deus aperfeiçoar, e o que pra você é tempo pra Deus é tratamento.
Desperte igreja, o tempo da chegada de Jesus vem. Seja louco por servir e amar ao Senhor e deixe de ser esse estereótipo de crente.

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. “ (Romanos 13:11).






KLEBER CAMARGO